Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Bolo de Maça com aveia e cevadinha


torta maça

Mais um bolo de maça para a coleçao, este é diferente, nao leva trigo, e ja foi feito vaaaaaarias vezes aqui, o que quer dizer que é delicioso !

4 a 5 maças médias descascadas e cortadas em fatias finas*
1 limao siciliano, raspas e suco*
85 g farinha de aveia*
85 g farinha de cevada (fiz com cevadinha)*
2 colheres de cha de fermento sem fosfato*
200 g de açucar mascavo*
3 ovos*
120 g de manteiga derretida*
100 ml de leite*
1 colher de cha de extrato de baunilha*
1 colher de cha de canela*
50 g de nozes picadas*
Pre-aqueça o forno à 160°C.
Unte uma forma desmontavel de 24 cm e forre com papel manteiga.
Misture as maças com o suco e as raspas do limao. Reserve.
Misture as farinhas com o fermento.
Bata os ovos com o açucar até que a mistura fique cremosa.
Junte lentamente a manteiga derretida fria e a mistura de farinhas.
Misture lentamente até que a farinha esteja incorporada. Deixe repousar 5 a 10 minutos.
Incorpore entao aos poucos, o leite e a baunilha. Talvez nao precise usar todo o leite, a massa deve ter consistencia de massa de panqueca.
Coloque 1/3 da massa na forma e espalhe sobre a massa 1/3 das fatias de maça sem o suco. Repita a operaçao 2 vezes, a ultima camada sendo de maças. Polvilhe entao a com a canela e espalhe as nozes. Asse 1 hora 20 minutos, ou até que o centro esteja assado. Deixe esfriar 15 minutos na forma. Depois desenforme e deixe esfriar completamente sobre uma grade.


O bolo de cima fiz com nozes pecan, o de baixo foi com castanhas de caju, pois nao tinha nozes no dia.

Torta maça aveia orge

33 comentários:

® disse...

Bia!!
Que saudades!!
Olha que gosto purdimais de bolo de maçã, mas esse seu está chique dimaisdaconta...:)
Amei a receita!! Com o friozinho que faz por aqui fará a alegria de todos!
Um bejim procê!
Vinni
amehliadigital.blogspot.com

ameixa seca disse...

Tem um aspecto delicioso, caramelizado :) Adoro a combinação maçã-canela!

Natércia Ramalho disse...

Bia ficou um espctáculo adorei. Um beijinho...

Andrea Dohashi disse...

Bia que lindo esse bolo, tanto um quanto outro, difícil dizer qual está mais bonito, porque saboroso tenho certeza que os dois ficaram.
Beijos

Unknown disse...

Adorei as duas versões, vamos combinar: você me manda um pedaço desse que te mando do meu?
A cevadinha também estava moída como farinha?
Um beijo grande!

http://mangiachetefabene.wordpress.com

Cris disse...

Oi Bia! Eu amo bolos de maçã... para mim uma receitinha nunca é demais :-) bjs!

Odete disse...

Combinacao perfeita e nutritiva. Alem de ficar bonito. <;>)

argas disse...

Este bolo tem tudo de bom! bjinhos

angela disse...

maravilhoso!

Luciana Macêdo disse...

Bolo de maçã assim como os de banana sempre aparecem na mesa do cafezinho. Mais uma variação, que me agradou bastante, deste bolo que eu adoro.
Bjs!

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

bem que bolo mais aptitoso e muito bonito!!
bjs

Anna disse...

Adoro maça com canela, esta receita deve ficar deliciosa.
Bom fim de semana

kaka disse...

Menina!!
Nunca pensei em fazer um bolo com cevadinha!
Parabés parece mto apetitoso!!
Abraços
Karina

Marcia Rosa disse...

Bia, esta receita vou fazer...é uma maneira deliciosa de ingerir fibras...só não entendi o fermento sem fosfato...faz diferença?
bjs

Beatriz Belliard disse...

Obirgada pelos comentarios !
Marcia Rosa, na receita nao faz diferença nao, pode usar o fermento comum, alias a receita original é com fermento comum. bjocas

Goreti disse...

Bia, é facinha mesmo, mais uma pra lista...e bem rápidinha no forno.

Beijos!!!

Bruna Ribeiro disse...

Oi Bia!
Fiz os seus macarons e tenho certeza que não bati o suficiente ou sei lá o que fiz errado, só sei que ficaram feinhos demais!! hehehe
Mas valeu a experiência...

Dani Bros disse...

Bia que receita delicia e coisa mais linda!
Vou acompanhá-la desde já.
bjks

Beatriz Belliard disse...

Goreti, esta receita é bem pratica mesmo !
Bruna, macaron é dificil mesmo acertar o ponto, estou testando uma receita que acho sera mais facil, assim que tiver um bom resultado publico !
Donna Dani, obrigada !!
bjs

Susana Gomes disse...

Adorei o aspecto e os ingredientes.
Deve ficar uma delícia!
:)

Isabela Tibo disse...

Adorei a receita! E a foto tá dando água na boca...
Beijos

Kathleen Miozzo Belfort disse...

Adoro seu blog...
Depois dá uma passadinha no meu... =D
http://kekascuisine.wordpress.com/

Beatriz Belliard disse...

gasparzinha, Isabel e Kekinha, obrigada !
Kekinha vou passar la ja ja !
bjs

Karla Maria disse...

Bia,
que bolo lindo.
Chequei a sentir o perfume na sua cozinha.
Amo bolo de maçã e como por aqui tá um friozinho bem gostoso ele vai aparecer logo, logo na minha cozinha.
Bjs

Anna disse...

A um tempinho não passava por aqui, mas vou ver se minha vida fica mais facil agora, sobrando um pouco de tempo para visitar os blogs que gosto.
Bom fim de semana

Tati - Panelaterapia disse...

Fiquei encantada com a originalidade das receitas, vou linkar p/ não perder o caminho.
Bjs

Valentina disse...

Este bolo ganhou meu coração.amei. a cevadinha, farinha de aveia.WOW,show!

Dani Bros disse...

Oi Bia, vc está dizendo q é delicioso e eu digo q é lindo!
Dá vontade de voar para cozinha e preparar um e comer ainda quentinho.
bjks

Romy Almeida disse...

Minha querida!!! Vou levar essa receita comigo ok?? Adoro tudo o que ela leva... vou fazer eheh

Bjokas doces***

Nereime disse...

Esse tipo de bolo com aroma de canela me encanta!!!
bjos

Tiago Lopes disse...

Excelente o pormenor da canela!!!! Adoro...

Salsa Verde disse...

Que aspecto magnífico!!
Parabéns pelo regresso ao "trabalho" e pelo destaque no jornal!
Beijinhos Lia.

Tiago Lopes disse...

Lindo lindo.......