Páginas

sábado, 27 de outubro de 2007

Bolo de Chocolate e Côco

A família la de longe exigiu foto do bolo de aniversario do marido, então estou colocando aqui. Acho que é a primeira vez que faço um bolo decente para ele, porque nesta época estamos sempre viajando, ou comemos fora e passamos o dia na rua e nao consigo tempo para fazer um bolo bonito como ele merece. Este ano não foi diferente, mas como eu nao iria fazer almoço aproveitei para fazer este bolo rapidamente de manhã e de tarde fizemos um lanche com o bolo. Esta receita eu encontrei no Doces Cozinhados , que pegou no 100% açucar que pegou no Les gourmands disent... que pegou no Supertoinette, ufa ! Facil de fazer , delicioso e com efeito garantido ! Eu adorei pq nao precisa montar o bolo e rechear, ele ja é feito com o recheio. Para cobrir fiz um brigadeiro mole com 1 lata de leite condensado e 50 g de chocolate 85% de cacau, ficou ótimo. Salpiquei com lascas de côco e côco ralado. Não mudei nada na receita, só que usei açúcar demerara claro no lugar do açúcar comum. Usei forma redonda de abrir de 20 cm .

Massa de cacau:
175 g de farinha de trigo
125 g de manteiga amolecida
125 de açúcar (orgânico)
6 colheres de sopa de leite
3 ovos
1 colher de cha de açúcar baunilha
1 colher de cha de fermento
1 colher de sopa de cacau em po ou mais

Bata a manteiga com o açúcar, junte as gemas uma de cada vez. 
Junte o açúcar baunilha. 
Acrescente a farinha, o fermento,  e o cacau peneirados juntos e alterne com o leite. 
Mexa bem. 
Bata as claras em neve incorporando com cuidado.

Recheio:
100 g de coco ralado
100 g açúcar
1 colher de cha de açúcar baunilha
1 clara
1/2 colher de sopa de maizena
2,5 colheres de sopa de creme de leite

Bata a clara em neve
Junte todos os outros ingredientes
Coloque a metade da massa na forma untada ( forre com papel o fundo)
Por cima espalhe o recheio de coco e cubra com o resto da massa de chocolate.
Forno 190°C, por 1 hora mais ou menos, verifique com o palito !

32 comentários:

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Bia,que lindo esse bolo,lindo,lindo e mil vezes lindo,deve ter ficado maravilhoso.
Com certeza vou fazer,que charme!!!
Seu marido é um homem de sorte.
Parabéns para ele e pra você também.
Bjs
Nani

Carla disse...

Bia que bolo lindo!!! Está magnífico!!!
Parabéns para o seu marido, muitas felicidades para vocês!
Bjs e um óptimo fim de semana!

Unknown disse...

Para variar, lindo!!!! Parabens e muita saude...
bejs

kini disse...

Bia ,mas que bolo tão bonito!!!!
Parabéns e muitas felicidades.
Bjs

anna disse...

Que alegria quando um bolo sai assim tão bem!
Está lindo, o delicioso consigo imaginar - contraste de sabor entre o chocolate e o coco...
Beijokas.

Marizé disse...

Muitos parabéns para o marido.
E para si claro, pois este bolo está lindo e devia estar uma delicia!
Vou já dar uma espreitadela na receita.
Beijocas

Laurinha disse...

O bolo já está na lista dos a fazer, já vi em outras tantas cozinhas, agora, vc arrasou com esta decoração, simples e caprichada, demais!! Adorei! E parabéns ao maridão, felicidades!
Beijinhos,

Valentina disse...

Bia, que lindo que ficou! Me lembrou o bolo bomba que fiz na casa da minha mãe, já com recheio.

Geórgia disse...

Lindo, lindo, lindo... o bolo! Ficou perfeito. Parabéns! Bjs.

Patricia Scarpin disse...

Bia, estou boba com esse bolo, que lindo!

Anônimo disse...

Bom dia,

Encontrei o seu blog nao me lembro mais como ... Ficei encantada. Tomei um tempo para escrever porque faz tanto tempo que eu nao fale, nem escrive em portugues ! Soi francesa mas morei no Brasil en 92 em Salvador da Bahia e ficou ainda con muita saudade .. E eu sou tambem casada com um "Breton". Foi "por causa" dele que eu voltei da Bahia ... Agora estamos em Montréal no Québec. Esta frio no inverno, claro, mas a vida é bem agradavel e tranquila.

Este bolo parece gostoso mesmo !

Até a proxima, neste blog e até um dia, na bretagne, quem sabe ?

Anne-Laure

Nani disse...

Bia seu bolo ficou lindo! Parabéns!!!
Beijionhos!

Natércia Ramalho disse...

Bia que bolo maravilho olha adorei essas mãozinhas são mágicas.um beijo Natércia...

Beatriz Belliard disse...

Obrigada à todas !
Anne-Laure merci ! Voce esta sempre por aqui na Bretagne ? Ja fui olhar seu blog, e adorei tb !

risonha disse...

bia, muito lindo esse bolo... e os parabéns para o seu marido.. se é escorpião como eu só pode ser boa pessoa... lol

DocesCozinhados disse...

Parabéns Bia, o bolo ficou lindo, lindo, lindo!!!

Sylvia disse...

Bia ficou lindo !!!!E parece ser uma delicia com certeza seu marido amou.

Anônimo disse...

Um bolo lindo e gostoso porque o marido merece! Parabéns para ele!
bjinho.

Eli disse...

Bia o bolo está maravilhoso! Com suas maõs de fada não tem erro né?! Parabéns ao marido!!

Romy Almeida disse...

Realmente esse bolo está divinal... delicioso :-P

Parabéns ao marido...eheh

bjokas

Fer Guimaraes Rosa disse...

Bia, so tenho uma palavra pra visao desse bolo: MARAVILHOSO!!! voce eh demais. um beijo! ;-)

Anônimo disse...

Bia, o que é isso???? Uma perdição para o estômago e os olhos...lindo de viver esse bolo!!! Com certeza o marido amou e o aniversário ficou mais doce! Parabéns a ele!
Vou experimentar qualquer hora, adoro essa mistura de chocolate e côco...!
Parabéns!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Agdah disse...

Eu tenho certeza que ele aproveitou.

Anônimo disse...

Bia seu bolo ficou MARVILHOSO!!!A receita já está anotada.Beijo

Akemi disse...

Bia, este bolo é realmente uma delícia! Fica bem úmido e fofo! Adorei esta cobertura de brigadeiro, deve ter agradado em cheio ao aniversariante! Meus parabéns ao marido e a você pelo talento! Bjs

Heidi disse...

Bia Parabéns pelo lindo bolo!

Anônimo disse...

liiindo!!!!!

Karla Maria disse...

Que bolo lindo!!!!
Parabéns.

Camila L disse...

Menina, vc é uma confeiteira profissional! Seus bolos são lindos!!!!!!! Estou babando aqui...

Brites disse...

Que lindo este bolo! Adorei

Iliane disse...

Bia..tambem tô ti visitando..e..amndo tudo do seu blog...que bolo maravilhoso!!lindo mesmo..amei...parabens..

carla disse...

Ola Bia.....adoro o que voçé faz ,os seus bolos sao lindos e apetitosos...
Estou a viver em frança e nao sei o que é açucar organico!!!!
poderia me dizer o que é????
Muito obrigada.