Páginas

domingo, 28 de setembro de 2008

Kouign Amann




Desta vez nao trago uma receita, mas mostro uma especialidade da Bretagne, o kouign amann. Diz-se que foi inventada em Douarnenez, e existem varias historias para explicar a origem, uma delas conta que foi devido a um erro na fabricaçao do pao, e para nao jogar fora a massa o padeiro teria juntado manteiga e açucar, resultando em um pao pesado mas delicioso.
O melhor que eu ja  experimentei foi em Saint Malo, mas encontra-se em qualquer boulangerie por aqui. O nome breton significa brioche (kouign) de manteiga (amann). Trata-se de uma massa de pao, onde se coloca muito açucar na manteiga que também é muita, e trabalha-se como massa folhada. Terrivelmente calorico, por isto nunca fiz em casa, nao da para fazer um pouquinho...e quando compramos é sempre uma porçao individual e nunca um gâteau inteiro para nao cair em tentaçao...Degusta-se morno.

  


           

5 comentários:

Valentina disse...

Vou anotar para o meu próximo passeio. Que interessante. Mas tambem vou moderar na quantidade ja que sei que tem muita gordura. por que sera que as coisas mais saborosas sao assim? sniff..

Gourmandisebrasil disse...

Que diferente! vou procurar receitas!
bjo

Odete disse...

Deve ser bom mesmo!

Bjs

Nani disse...

Ai que doces e o local onde essas fotos foram tiradas é linda!
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!! Nossa, que legal! Nunca tinha ouvido falar, e parece delicioso... Eu tenho uma queda por tudo que é amanteigado!!!
Obrigada por nos contar coisas tão especiais! Aguardo mais novidades...
Beijocas!