Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2008

O xarope de agave


foto wikipedia


O xarope de agave é um nectar extraido de um tipo de cactus muito comum no Mexico chamado Agave Azul (o mesmo da tequila) parente da babosa (aloe vera).
E é um adoçante 100% natural, rico em frutose (90%), sendo bom para o controle de diabetes e hipoglicemia, regulando a taxa de insulina. Tem poder adoçcante maior do que a sacarose (40% a mais com menos calorias), e também é rico em sais minerais.Estudos indicam que ele estimula o crescimento da flora intestinal e impede o crescimento de bacterias nocivas como E.coli, listeriose e salmonella e as produtoras de caries. Sendo apontada também por aumentar a absorçao de calcio e magnesio.
Tem a vantagem de ter um sabor neutro o que nao é o caso do mel por exemplo, sendo mais liquido do que este, se dissolvendo facilmente em liquidos frios.

24 comentários:

laila radice disse...

amei as explicações...vou tentar provcurar por auqi, mas como disse nunca vi...bjos!!

Gourmandisebrasil disse...

Vou ligar para restaurantes mexicanos e pergunatr sobre o xarope.
bjo,
Nina.

Ana disse...

Adoro agave nectar, eh como voce disse mesmo, sweet com um sabor neutro. E eu tbem gosto dele ser liquido e dissolver facinho!
Beijos!
Ana

Fer Guimaraes Rosa disse...

Bia, sou fanzoca desse xarope, uso muito, substituindo o acucar. nao sabia que tinha tantas vantagens. um beijo! :-)

Mel L. Ramos Bryar disse...

Ótima informação, mais uma para meu(e de tds) aprendizado! Amei!bjs

Valentina disse...

Bia que interessante. ainda nao vi por aqui. mas vou começar a olhar com mais cuidadado.bjocas

Goreti disse...

Vou dar uma busca...esta semana constatamos que meu marido está com diabete...então....daqui pra frente(quase)tudo vai ser diferente.

Beijos!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Bia! Que pena que não vi este post antes, não participei do sorteio...
Andei pesquisando néctar de agave, e vi poucas receitas. A maior dificuldade é encontrar nectar de agave aqui no Brasil. (eu ainda não achei para comprar, embora tenha descoberto que o Norte do Brasil produz para exportação. Vc sabe se tem por aqui?
Beijinhos

Ana Canuto disse...

Oi Bia:

Do agave também é feita a famosa tequila.

Beijos da Ana.

Cinara disse...

Que interessante, Bia! Eu conhecia o agave por causa da tequila, mas não sabia que faziam xarope dessa planta também! Agora já sei, graças a você!
E quero pedir desculpas por não ter te dado os parabéns no seu aniversário, amiga... Andei sumida até do meu próprio blog, de tanto trabalho! Mas espero que você tenha comemorado bastante (o bolo ficou maravilhoso!) e te desejo muita saúde e felicidades...
Um beijão!

Anônimo disse...

Olá!
Por favor, onde eu consigo esse xarope? Aonde vende? E encomendar pela internet, é possível?

Obrigado

Beatriz Belliard disse...

ola José ! No Brasil ainda nao descobri onde vende infelizmente, mas acho que vai acabar chegando um dia. Tb nao conheço quem vewnda pela internet, mas assim que eusouber avisarei ! um abraço

Anônimo disse...

Olá Bia. Quando você descobrir me avisa. Meu namorado teve um câncer e eu li no livro "Anticâncer - Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais" de David Servan, que o Xarope de Agave é um bom aliado na prevenção de tumores. Não sei se você sabe, mas o metabolismo dos tumores cancerosos é amplamente dependente do consumo de glicose(a forma tomada pelo açúcar depois de digerido). O cara que descobriu isso ganhou um prêmio nobel de medicina. Por isso, faz tempo que estou atrás do xarope de agave para mim e meu namorado.

Meu e-mail é catarina_raquel@yahoo.com.br

Salgueiro - PE

Agradeceria muito a ajuda!

Anônimo disse...

Ola,

quero muito comprar o xarope agave. Sabe onde encontro aqui no Brasil??

Obrigada
Silvia

Beatriz Belliard disse...

Ola Silvia, infelizmente nao sei onde encontrar no Brasil, mas talvez vc possa comprar atraves do site www.amazon.com, boa sorte !

Anônimo disse...

Meu Deus!!!!Eu como brasileiro estou envergonhado com tamanha falta de informação e ignorância dessas compatriotas.O agave é uma planta originária do México,mas aqui no nosso Brasil existe a bater de pau no sertão da Bahia,é o nosso SISAL!!!Isso mesmo!Sisal!!Tem certos brazucas que preferem conhecer o país dos outros que o seu próprio.

Beatriz Belliard disse...

Anonimo, obrigada pela informaçao, foi muito gentil da sua parte !

Fadinha disse...

Também estou a procura do Agave. Com a minha pesquisa descobri que infelizmente o xarope do Agave pronto para vender só pode ser encontrado pelo intermédio de vendedores nos USA, na Australia, no México, Portugal e talvez outros lugares, menos o Brasil. Ou se há um lugar que revenda o produto no Brasil o mesmo não se encontra na Internet. O que me surpreende é a gentileza do nosso amigo "anonimo" que nos traz a informacão do nome a qual devemos procurar no Brasil, mas ele mesmo nao se dá uma sequer informacão de como adquirir o produto. Tenho muito orgulho de ser brasileira e das nossas origems, mas as vezes temos que aceitar que a boa informacão as vezes vem de fora. Entào seja lá Sisal ou Agave, vamos continuar procurando porque um dia teremos a vantagem desse excelente produto.

Beatriz Belliard disse...

Fadinha, vamos ver se o "Anonimo" nos diz onde encontrar. Afinal uma planta encontrada em abundancia no Brasil com certeza, se ainda nao tem, um dia vai se ter produçao do xarope por ai !

Raíza Terra disse...

Olá!!!

O xarope de Agave já pode ser encontrado no Brasil. O Sítio do Moinho comercializa no Rio.
Entre em contato, de repente quem não for do Rio, poderiam combinar com o Sítio de entregar para os outros locais via sedex.

Entrem lá:

www.sitiodomoinho.com.br

Boa Sorte.

Raíza.

Beatriz Belliard disse...

Raiza obrigada pela informaçao ! Pessoal do Brasil, ai esta o endereço para encontrar o xarope de agave !

Beatriz Belliard disse...

Raiza obrigada pela informaçao ! Pessoal do Brasil, ai esta o endereço para encontrar o xarope de agave !

Sítio do Moinho disse...

Boa tarde, a empresa onde trabalho está com a venda do produto AGAVE... Entre em contato conosco no telefone 24-22919171 ou por email flaviane@sitiodomoinho.com.
Caso queira tem a opção de acessar nosso site "www.sitiodomoinho.com" obtendo maiores informações do produto.

Monica Siqueira disse...

Caros, já li aspectos bone e péssimos do xarope de agave. utilizo stevia como adoçante há 10 anos. O unico adoçante de stevia pura, sem aspartame, ciclamato, sacarina ou outro destes venenos, é o Stevita. Utilizo as gotas.