Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Bolinhos de amêndoas

O Natal esta chegando e eu me dei conta que preciso me mexer, pois este ano o evento sera chez moi, pela primeira vez, o que quer dizer que eu não tinha nadica de nada para decorar a casa (nesta época sempre estou no Brasil). Por isto não tenho tido muito tempo para vir ao computador. Hoje consegui um tempinho e trago uma receita de bolinhos deliciosos, eu fiz a metade da receita (usei 135 g de claras), e deu bem uns 20 bolinhos. Tirei de uma revista Elle de não sei quando pois eu so tinha a ficha na mão, a revista já sumiu.
Aproveito para mostrar algumas das minhas aquisições para o décor de Natal, estes bolinhos para pendurar na árvore são muito lindos e não resisti ! E esta menininha com o bolo imenso na mão não é uma graça ?



Bolinhos de Amêndoas




400 g de manteiga com sal (eu tirei 1 colher de sopa da metade)
300 g de amêndoas inteiras com a pele
300 g açúcar vergeoise ou mascavo
(vergeoise é um açúcar dourado de beterraba)
9 claras

30 g de farinha



Derreter a manteiga sem deixar dourar muito, deixar esfriar;
Triturar as amêndoas;
Misturar com o açúcar e a farinha;
Bater um pouco as claras só para espumar;
Juntar a mistura de amêndoas com as claras, batendo sempre;
Juntar a manteiga derretida, misturar bem.
Colocar em forminhas untadas e deixar na geladeira por 2 horas;
Assar em forno pré-aquecido 180°C por 15 minutos.
Deixe esfriar 5 minutos antes de desenformar e deixe resfriar completamente sobre uma grade.

29 comentários:

Unknown disse...

Esses bolinhos estão o máximo!!!

Anônimo disse...

que delicias de bolinhos...super apetitosos

e as comprs paa o decor estao o maximo,adorei

beijos

www.receitasdainha.blogs.sapo.pt

Isabel (pipoka) disse...

Os bolinhos são lindos e são um excelente opção para aproveitamento de claras. A maioria dos doces de Natal portugueses levam imensas gemas e nunca sei o que fazer às claras.

Laurinha disse...

Que formatos interessantes! e a receita tb, nunca vi este açúcar aqui, sei que existe, mas nunca vi...
Adorei!
Beijinhos,

Suzana Parreira disse...

A forma dos bolinhos é uma delícia! e o aproveitar as claras é um incentivo para os fazer.

laila radice disse...

ai que mimo esses enfeites!!! muito graciosos, não há como resistir!!!
e seus bolinhos estão uma delciia...dá pra perceber q são super úmidos e fofinhos!!!muito lindo tudo!!! bjos

Anônimo disse...

Ola, com vai?
Eu estou louca pra fazer este doce, pois adoro nozes amêndoas melhor todo tipo de castanha.
Que pena que não estou ai para comer.
Beijos

anna disse...

Que bolinhos mais originais na forma e de aspecto delicioso...
É mesmo, o Natal vai chegar muito rápido e eu não estou nadinha preparada para isso...
Beijokas.

risonha disse...

os bolos estão nham nham... e adorei também as decorações natalícias. beijos

Gourmandisebrasil disse...

Que diferente este formato de bolinho!
Estava com saudades das suas criações...
bjinho,
Nina.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Bia, achei o formato dos bolinhos muito chique, como você.
Seu Natal vai ser um sucesso para parisiense nenhum botar defeito.
Bjs muito doces

Agdah disse...

Adorei o formato.

Romy Almeida disse...

adorei o formato dos biscoitinhos... ficaram lindos ;-)

Sylvia disse...

Bia, meu Natal vai ser aqui em casa também este ano,por isso também ando meio sumida.A-DO-REI esses bolinhos. Parecem faceis de fazer, além do que adoro amendoas, nozes ....
Beijos

Cinara disse...

Adoro enfeites de Natal, Bia!! Ainda não tenho nenhum enfeite de comida, mas esses bolinhos lindos que você comprou me "atiçaram" muito! E a menina com o bolo comprido é muito fofa... Depois mostre sua decoração de Natal pra gente!
E esse bolinhos neste formato todo diferente?? Adorei, chiquérrimos!
Beijos, querida!

Lua Limaverde disse...

Que enfeites fofos! Eu costumava enfeitar a casa da minha mãe no Natal quando solteira, mas depois que casei ainda não me animei. Mas eu queria mesmo era um bolinho desse, que delícia! E que formatos diferentes! :)

Anônimo disse...

Lindos enfeites e bolinhos!
Adorei!!

sylvia disse...

Será que esses bolinhos são o que aqui chamamos de "financier"? Já testei duas receitas e não deram certo .

Natércia Ramalho disse...

Bia isso não se faz nem tinha dado por esses bolinhos tão maravilhos esta hora já foram todos.um beijo Natércia))

Cris disse...

São um sonho... suas aquisições são realmente de dar água na boca. Bjs!

Beatriz Belliard disse...

Meninas obrigada pelos comentarios ! O formato desta forminha se chama triskell qualquer dia falarei sobre !
Sylvia é tipo financier sim, Leva muita manteiga, por isso tentei diminuir ! bjs

Anônimo disse...

Des moules en forme de triskell ! Ils sont trop beaux. Je sais déjà ce que je vais chercher à m'acheter lors de mon prochain séjour en Bretagne.

"Claras" ce sont bien des blancs d'oeufs, n'est-ce pas ?

Cela me fait penser à des "financiers", à part les moules.

En tout cas ils ont l'air bien bons en plus d'être très beaux.

Anne-Laure

Brites disse...

Que lindos!
Que maravilha!
Estou completamente rendida às suas receitas!

Carla disse...

Bia que bolinhos lindos, e as formas ai ai!!! Adorei os seus enfeites de natal, tenho a certeza que vai ficar tudo maravilhoso!

Bjs e bom fim de semana!

Anônimo disse...

Olá Bia adorei o seu blog, eu estava á procura de receitas de doces, mas me encantei até com as receitas salgadas que vc postou. Parabéns vendo o seu blog me incentivou ainda mais a ir para cozinha...rs

Que Deus abençõe vc e a sua Família.

Bjos Luiza

Beatriz Belliard disse...

Anne-Laure, sim claras sao blancs d'oeufs, é realmente uma receita de fianancier, mesmo se estava escrito biscuit na receita !
Luiza, obrigada !! Que bom que gostou e que de alguma maneira estou te incentivando ! Deus te abençoe tb ! bjs

Anônimo disse...

Bia, que maravilhas!!! Nossa, amei as formas!!! A textura é fofa ou mais para um bolo-pudim?
Vou testar logo!!!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Valentina disse...

bia, que lindos estes bolinhos. Esta forma que usastes é bem diferente. As decorações tam'bem estao o máximo.

Mar disse...

Que linda receta y que amorosas las formas que le has dado!!!, no podrías poner una foto de cómo son los moldes?, nunca los había visto, super originales. Felicitaciones por tu blog!!!, saludos desde Bs. As., Capital