Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Sorvete de chocolate e tomilho

Esta receita de sorvete tem como base a pâte à bombe e não o creme inglês, a consistência é diferente, tem uma textura bem leve. A receita é deste livro.

Pâte à bombe:
100 ml de água
150 g de açúcar (usei amarelo orgânico)
5 gemas

Colocar a água e o açucar numa panela e cozinhar lentamente para dissolver o açucar, mexendo uma ou duas vezes. Quando a calda estiver transparente, aumente o fogo e coloque um termometro (se tiver, não é obrigatorio). Enquanto isto bata as gemas na velocidade máxima para obter uma misturar palida e cremosa.
Deixe ferver a calda de 5 à 7 minutos, até 120°C ( ponto de bala - colocando uma gota da calda num copo de agua, uma bola firme e transparente vai se formar). A calda vai começar a caramelizar ligeiramente nas bordas. Nesta fase retire do fogo e junte às gemas batidas e continue batendo sem parar na velocidade maxima. O creme deve duplicar de volume. Reserve em temperatura ambiente.
250 ml de leite
50 g de açucar (amarelo organico)
4 raminhos de tomilho fresco
200 g de chocolate 60% de cacau
250 ml de creme fresco

Levar a ferver lentamente o laite com o açucar. Tire do fogo e junte o tomilho. Deixe repousar 20 minutos. Depois deste tempo coe o leite.
Quebre o chocolate em pedaços pequenos e coloque numa saladeira.
Esquente o creme fresco até começar a ferver. Despeje sobre o chocolate e misture até que ele esteja bem dissolvido. Junte o leite aromatizado, misture bem. Deixe esfriar.
Junte a pâte à bombe ao creme de chocolate e misture bem.
Coloque na sorveteira e deixe por 20 minutos mais ou menos.


Os dois sorvetes eu fiz com as gemas que sobraram desta pavlova (receita da Nigella) que eu fiz. Nunca coloco chantilly porque nao gosto muito, mas desta vez como era para amigos eu coloquei. Fiz o chantilly com crème fraîche que comprei direto de uma fazenda orgânica aqui, e amei desta vez. O gosto deste creme é algo do outro mundo de bom ! Bom, a receita da pavlova todo mundo ja tem, penso eu, caso contrario é so me pedir.

8 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Bia, comprei minha sorveteira eletrica, e agora vou ficar atras de receitas, faniquito total! :-) Aqui ja tem duas. Que linda a sua Pavlova. O chreme fraiche ja eh uma delicia, organico e local entao eh bom demais! :-) beijao,

Cláudia A. disse...

Como você anda sorveteira!! Acho que preciso comprar uma maquininha dessas para fazer os meus sorvetes no verão porque na mão não tenho coragem. Beijo.

Anônimo disse...

Bia, que delícia essa receita...vou esperar dar uma esquentadinha por aqui (tá muuuuuuuito frio!) e testar...! Amei!
Tudo lindo!
Beijos!

Ah, quando fizer o pão me diga o que achou!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Ana disse...

Que lindo, que delicia, minha nossa, estou babando aqui!
Sorvete eh bom demais, o seu esta super cremoso, e de chocolate eh o preferido!!
Beijos!

Ana

Cris disse...

Ah Bia, meu marido vai sábado para US, estou quase pedindo uma sorveteira! A pavlova está linda, ainda não me aventurei a fazer uma!

Brites disse...

As receitas aqui são impressionantes! Fico sempre encantada e deliciada!
Beijinhos.

Anônimo disse...

Fiquei com água na boca! Mas, não tenho a tal maquininha...:( Será que vc poderia me indicar alguma bakana? Parabéns pelo blog! As receitas são ótimas e o visual é lindo! Abraço, Nícia.

Beatriz Belliard disse...

Anonimo, a minha é italina Nemo, e faz o seu trabalho direitinho !, obrigada ! bjs