Páginas

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Cassoulet à minha moda


Aí está a receita pedida pela minha querida cunhada e comadre Bila , agora não tem mais desculpa vai ter que fazer o cassoulet que afinal não é tão difícil assim....Mas quem avisa amigo é....acho melhor fazer um dia antes, com calma. E no dia é só colocar no formo por 30 minutos para terminar de gratinar, enquanto voce fica de bobeira procurando algo para passar o tempo. Bom, pequena introdução do prato: o cassoulet é um prato do sudoeste da França, existem várias versões, mas as mais conhecidas são as das cidades de Castelnaudary, Toulouse e Carcassone. Algumas receitas levam carne de cordeiro, outras de porco, outras as duas. Algumas levam confit de canard ou oie e outras nenhuma das duas. O pato confit se nao quiser usar pode substituir por sobrecoxa de frango frita, não é a mesma coisa mas fica bom também ! Pode-se também aumentar a quantidade de carnes dependendo do apetite dos comensais !
Para 6 pessoas:
600 g de feijão branco;
1 cenoura descascada e cortada em pedaços grandes;
1 cebola inteira com 5 cravos espetados mais 1 cebola picada;
4 dentes de alho;
1 bouquet garni (louro, tomilho e salsa);
150 g de toucinho (separar a pele);
200 g de tomates descascados, sem sementes e picados;
500 g de carré de cordeiro ou outro corte do mesmo (pode substituir por carne de porco ou pode usar os dois) cortada em pedaços nao pequenos;
1 cs de farinha de trigo;
3 linguiças do tipo que se usa para feijoada;
6 coxas de pato confit;
farinha de rosca para gratinar (não é obrigatório).
Deixe o feijão de molho em água durante 12 horas. Depois disso, escorrer e colocar numa panela com bastante agua, com a cebola com os cravos, os pedaços de cenoura, 3 dentes de alho e o bouquet garni. Deixe ferver 35 minutos e acrecente o toucinho cortado em cubos, cozinhe mais 10 minutos. Escorra o feijão, joque fora os legumes, separe o feijão e o toucinho numa vasilha. Enquanto o feijão cozinha, prepare as carnes. Tempere o cordeiro, passe na farinha de trigo e dourar em um pouco de oleo. Separe. Refogue a cebola picada com 1 alho picado, , até dourar. Junte os tomates picados (e um pouco de extrato de tomate se quiser). Junte a carne de cordeiro, molhar com caldo de carne. Juntar um bouquet garni. Ferver e levar ao forno à 220° por 10 minutos. Depois disso separe a carne do molho e corte a carne em cubos grandes. Enquanto isso refogar rapidamente as linguiças cortadas em pedaços grandes e o pato.
Montagem: Untar um prato proprio que vai ao forno, passar um dente de alho, cobrir o fundo com a pele separada do toucinho que foi aferventada também. Colocar no fundo o feijão, salpicar com pimenta do reino. Por cima arrumar todas as carnes, salpicar mais pimenta do reino. Cobrir com o resto do feijão, e colocar mais pimenta do reino. Regar com o molho de tomate do cordeiro e acrescentar mais caldo se necessário, para cobrir. Colocar a tampa e levar ao forno à 160°C por 2 horas e meia. Salpicar de farinha de rosca e deixar gratinar 30 minutos sem a tampa. Servir bem quente imediatamente.

Nenhum comentário: