Hoje coloco esta receita com este nome dificil, é tipico da Alsacia, e nada mais é que um brioche com amêndoas e passas. Eu fiz com uma forma especial, mas qualquer forma com buraco no meio e canelada serve. E também serve para ser servido no lugar do panettone. A receita é a mesma que esta aqui, porque time que esta ganhando nao se mexe, e esta é minha receita oficial de brioche. Nao custa nada repetir aqui entao.
500 g de farinha de trigo
10 g de sal
20 g de fermento biológico fresco
6 ovos
50 g de açúcar
30 g de leite
290 g de manteiga amolecida
Para as passas, coloque 100 ml de agua numa panela, junte 100 g de açucar e 4 colheres de sopa de rum ou kirsch, deixe ferver, tire do fogo e junte 100 g de passas. Deixe descansar 1 hora e escorra.
Dissolver o fermento no leite morno.
Na batedeira com o gancho, coloque o sal, açucar, por cima a farinha, faça uma cavidade e coloque o fermento dissolvido e 4 ovos ligeiramente batidos. Comece a bater em velocidade baixa e va juntando os ovos restante, batendo sempre em velocidade media 5 minutos, aumentar a velocidae e bater mais 10 minutos. Quando estiver soltando dos ladost junte entāo a manteiga aos poucos batendo sempre, em velocidade baixa, conforme ela vai sendo incorporada à massa.
Coloque a massa numa tigela enfarinhada, cubra com papel filme e deixe repousando até duplicar de volume, à temperatura de 25 °C.
Depois deste tempo meta a maos na massa para deixar escapar o ar. Neste momento a massa pode ir para a geladeira por toda a noite, ou continue.
Prepare a forma, untando com manteiga e depois arrume amêndoas nas caneluras (tarefa ardua, ainda nao peguei o truque).
Para o kouglof, separe 360 gramas da massa, abra em retangulo e espalhe as passas escorridas. Enrole a massa, feche em circulo e coloque na forma.
Deixar crescer mais 30 minutos até 1 hora. Levar ao forno 190° C por mais ou menos 30 minutos.
Com a massa que sobra faça outro kouglof ou uma trança, ou briochinhos ou kouglofinhos. Eu além de kouglofinhos, abri um retangulo, espalhei gotas de chocolate, fechei, fatiei e arrumei numa forma untada, deixei crescer 1 hora, pincelei com gema e levei ao forno à 190°C por 30 minutos. Quando fui fazer a foto alguem ja tinha arrancado um pedaço...
13 comentários:
O nome é mesmo dificil, mas o aspecto compensa...
A tua forma é mesmo bonita!
Beijos.
Muita simplicidade sua dizer que 'nada mais é que um brioche' :)
Menina, é um super brioche, no capricho de belezura! E de gostosura!
Beijinhos, linda!
Ai que delicia!!!!!
Tambem quero um bocadinho,por favor!!!!!
Bjs
Minha forma quebrou! Estou atrás de uma de core, linda que havia visto um tempo atrás...qual material de forma vc acha a melhor para este tipo de preparação?
bjinho,
Nina.
Meu voto vai para a que tem chocolate, rsrs. Não tem jeito, sou viciada mesmo! Bjs.
PS.: Mas vou fazer a com passas no Natal.
ai os patinhos da forma são uma graça!!!
e como diria a celebre maria antonieta "se não tem pão que comam brioches!"
sim com mto gosto comeria esse brioche!
Bia que receitas fantásticas, e as formas, que lindas!
O aspecto então, o máximo, quêm me dera ter sido eu a tirar esse pedaço que falta.
Beijocas e boas festas
querida bia.. amei.. que coisas mais bonitas...
Bia, lindo mesmo!As formas é um encanto...
Olá,
... passei por aqui para espreitar as novidades, como habitualmente e aproveito para lhe desejar um Santo Natal junto de todos os que lhe são queridos e um 2008 pleno de concretizações.
Saudações culinárias,
Paulucha.
www.allsogno.blogspot.com
Esta receita é famosa,não?! Ganhei um livrinho de uma amiga francese e ele estava lá. É gostoso!!
Bia! Sempre quis fazer este pão (ou bolo?), mas achava as receitas muito complicadas... Adorei a sua! Vou testar, se der, no ano novo. Parabéns! Beijos
Otavia
a receita é maravilhosa..amei!!!..mas..amei mais ainda a sua fôrma..incrivelmente bela..tô babando nela...o dificl aqui no Brasil é encontar fornmas assim..só quando a gente viaja..amei..bjos
Postar um comentário