Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2007

O Bolo !


Ele é bem simplisinho mas era assim mesmo que eu queria fazer. Chegar de viagem arrumar tudo e cuidar do filho, tinha que fazer algo rapido ou entao o bolo nao iria sair. Escolhi uma receita deste livro aqui. Ja tinha feito uma vez e ficou fofo demais, desta vez ele ficou bem compacto, mas sempre delicioso. A maneira de fazer é diferente dos outros bolos, e ainda vou tentar fazer mais uma vez para ver no que vai dar ! O bolo fica um pouco seco, mas era minha intençao mesmo para acompanhar um cafe, o marido achou seco demais, problema que ele resolveu regando generosamente o bolo com Cointreau. Ai ele comeu e arregalou-se!

4 gemas
2/3 xicara (160 g) de leitelho (buttermilk)
1 1/2 colher de cha de baunilha
2 xicaras (200g) de farinha peneirada
1 xicara (200 g) de açucar
1 colher de cha (15 g) de fermento em po

1/2 colher de cha de sal
8 colheres de sopa (113 g) de manteiga amolecida

Pré-aquecer o forno à 175° C
Misturar as gemas com 1/4 do leitelho e a baunilha. Reserve.
Na batedeira coloque todos os ingredientes secos e bata em baixa velocidade por 30 segundos para misturar.
Junte a manteiga e o restante do leitelho. Bata em baixa velocidade até que os ingredientes secos estejam misturados. Aumente para media velocidade (ou alta se batedeira de mao) e bata por 1 1/2 minutos para aerar e desenvolver a estrutura do bolo. Raspe os lados com uma corne ou pao duro.
Junte em 3 vezes a mistura de ovos, batendo 20 segundos apos cada adiçao para incorporar os ingredientes e renforçar a estrutura do bolo. Raspe os lados.
Coloque numa forma de 23 cm de diametro (pode ser de abrir) untada, com papel manteiga no fundo, untado também e enfarinhado.
A forma deve ficar cheia pela metade. Assar por 30 a 40 minutos, ou até que um palito saia seco quando enfiado no centro do bolo.
Deixe o bolo esfriar na forma e sobre uma grade por 10 minutos.
Desenforme sobre uma grade untada. Deixe esfriar completamente.

A decoraçao: Polvilhei toda a superficie do bolo com cacau em po com uma peneira bem fina. Cortei tiras de mais ou menos 1,5 cm e colocquei sobre a superficie espaçando de 1,5 cm entre cada tira e polvilhei entao os espaços com açucar de confeiteiro usando tambem uma peneira fina.

Para os lados, derreti 100 g de chocolate 70%, deixei esfriar misturando sempre. Eu verifico o ponto quando o fundo da panela esta completamente frio, e para esfriar rapido coloco um pano molhado em baixo, e vou mudando o lado do pano quando ele esquenta, é uma maneira rapida para trabalhar o chocolate. Quando ele esta na temperatura ideal, espalhe sobre papel manteiga cortados do tamanho da circunferencia do bolo e altura. Quando o chocolate começar a endurecer, coloque em volta do bolo com o papel e deixe ate endurecer completamente, tire entao o papel.



9 comentários:

Elvira disse...

Parece que estou atrasadíssima! Parabéns, querida Bia! :-)

Akemi disse...

Bia, também gosto de bolos assim, simples de tudo! Mas o seu de simples não tem nada, amiga! Que luxo! Amei as dicas de como decorar na superfície e nas laterais com chocolate! E a velinha é uma graça! Novamente, parabéns!

Eli disse...

Você é chique até no simples né?! hehe Que lindo! Eu gosto de bolo desse jeito, pra acompanhar um cafézinho então.

Unknown disse...

Está com uma cara ótima, vou fazer para colocar nas cestas de café da manhã no dia das mães (erá que vai fazer sucesso? que dúvida hem!!!! Abraços Silvia

Anônimo disse...

Bia,
parabéns atrasado, pelo jeito você comemorou muuuuuuuuito bem! Que delícia de viagem, e com direito a comidas muito gostosas!!!
O bolo está uma fofura!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Beatriz Belliard disse...

Obrigada Elvira e verena !
Akemi e Eliana, é simples pq nao deu trabalho para decorar !
Silvia, acho que vai fazer sucesso sim, mas sem a decoraçao que é muito fragil.

Cris disse...

Bia, eu amei este bolo, a decoração ficou muito bonita, que jeito legal que você fez, vou repetir aqui, tem niver logo... Bjs!

Fer Guimaraes Rosa disse...

super lindo, Bia! beijaoo,

Valentina disse...

Bia, que liiiiindo!!!