Páginas

sábado, 22 de dezembro de 2007

Tronco de Natal (Bûche)


Como muitos me pediram voilà como eu fiz meu tronco este ano (a foto é do ano passado, quando ele estiver prontinho eu coloco a foto !).
Um tronco pode ser feito com um simples rocambole, recheado com um creme, um brigadeiro, uma geleia, ou doce de leite, da-se a forma de um tronco, cobre-se e pronto ele fica lindo só assim. E é assim que eu fiz durante anos, mas eu gosto de complicar, como diz a minha mãe, e confesso que sim, sempre fui assim desde pequena, ela reclamava que eu escolhia a mais dificil receita e com ingredientes impossiveis de achar, o que era um problema para ela que era a incubida da tarefa das compras, ja que eu era uma criancinha. Mas quando aprendi a arte de complicar mais ainda os doces a coisa piorou, mudei a minha bûche, e todo ano eu faço diferente, não sigo receita, o que me permite de mudar sempre, assim ninguem vai me dizer que quer a mesma do ano passado, pois eu não sei como fiz o ano passado, rs ! Então aqui especialmente para vocês, revelarei a receita deste ano. Na verdade é mais um ponto de partida para idéias, e é isso que eu gosto na bûche.
Eu forro uma forma de bûche com papel manteiga, bastante de forma que se possa embalar completamente a bûche.
Eu faço um biscuit joconde, quando ele esta assado, corto em tiras e forro o fundo e lados da forma de bûche com estas tiras.
Coloco até a metade uma ganache com chocolate a 70%, levo ao congelador, quando estiver firme eu coloco no meio o cilindro de chocolate ao leite e gianduia. E cubra com o restante de ganache, e como o meu faltou ganache noir, completei com ganache branca. Cobri com o resto de tiras de biscuit. fechei bem com o papel, embalei cim filme plastico e levei ao congelador.
No dia cubro com ganache de chocolate ao leite, faço o desenho dos sulcos do tronco com garfo, espalho casca de limao ralado, enfeito com cogumelos de merengue et voilà, espero que fique gostoso !

Biscuit joconda
120 g de açucar de confeiteiro
140 g de farinha de amêndoas
40 g de farinha
4 ovos

30 g de manteiga derretida

4 claras batidas em neve merengadas com 40 g de açucar

Peneirar a farinha com o açucar de confeiteiro, juntar a farinha de amêndoas, na tigela da batedeira misturar, juntar os ovos, bater.
Fora da batedeira juntar a manteiga derretida, misture e depois junte as claras, misturando delicadamente. Coloque em uma placa forrada com papel manteiga (60 x 40 cm), e leve ao forno pré-aquecido 200° c até que comece a dourar, mais ou menos 10 - 15 minutos.
Tire do forno, corte as tiras, solte do papel e empregue imediatamente.

Cilindro de gianduia
250 g de chocolate ao leite
15 g de gianduia ou nutella
Derreter em banho-maria o chocolate.
Juntar a gianduia e misturar bem.
Esperar esfriar para derramar no papel manteiga e enrolar formando um cilindro.
Feche bem e reserve na geladeira para endurecer.

Ganache chocolate 70%
250 g de chocolate de otima qualidade à70%
250 g de creme de leite fresco
Picar bem o chocolate.
Ferver 125 g do creme de leite e juntar o chocolate picado. Misture bem até que todo o chocolate esteja derretido (fora do fogo). Reserve para esfriar um pouco.
Bater em chantilly o restante do creme de leite, e juntar à primeira preparaçao mexendo delicadamente.

Ganache chocolate branco
150 g de chocolate branco
150 g de creme de leite fresco

Ferver a metade do creme de leite, juntar o chocolate picado, reservar para esfriar.
Bater em chantilly o restante do creme e juntar à ganache, mexendo delicadamente.

Ganache ao leite
200 g de chocolate ao leite
150 g de creme de leite fresco

Levar ao fogo o creme, quando começar a ferver, junte o chocolate picado, mexendo bem para derreter. Espere esfriar antes de usar para cobrir a bûche.

FELIZ NATAL !!!

18 comentários:

Lua Limaverde disse...

Será que um dia me atrevo a fazer algo assim? Nessa parte "artesanal" da culinária nunca me dou muito bem, mas quero um dia poder conseguir.
Bia, aproveito para lhe desejar um lindo natal, não só pra você como para sua família, que seja cheio de coisas gostosas, sorrisos e abraços. Bjs!

Valentina disse...

Bia, fico sempre boba com delicadeza dos teus trabalhos.Lindo mesmo.Tens mãos mágicas!Feliz Natal querida.

Fabrícia disse...

Bia que perfeição..... Adoro de paixão Bûche de Noel ..... este ano eu não fiz pois viajo amanhã...não terei ceia por aqui. Adoro os enfeites que colocam por cima.....cogumelos, bichinhos e tal....
Parabéns....ficou linda e deve estar uma delícia. Uma verdadeira gostosura....
Grande beijo e joyeux noel (não encontro o trema no pc).

Gourmandisebrasil disse...

HUM! Que delícia, tem tanta coisa que gosto na mesma receita! Este ano vai ser uma maratona para mim...nem vou cozinhar!
Vou aproveitar para te desejar um bom Natal e um 2008 cheio de sabores!

bjo,
Nina.

Sylvia disse...

Meu Deus , sempre quis fazer, mas parece que da um trabalhoa,mas vale a pena ficou lindo.
Um otimo Natal cheio de amor e felicidade para voce sua familia,
Beijos

Suzana Parreira disse...

Bia, que lindo! Você tem mãos de fada.

Feliz Natal e um brilhante 2008, com todos os desejos a serem realizados.

Beijo

Lílian disse...

Bia, você é muito prendada !!!
Feliz Natal : )

Anônimo disse...

Bia, lindo! lindo! lindo!
tens o dom!!
e deve ter ficado muuuuuuito gostoso!!! eu não me aguento com chocolate!! rsrsrs
Olha, vim te desejar Boas Festas, que seja um momento muito especial pra vc e toda a sua família e amigos!! Muitas alegrias!!!
beijo!

Nysa disse...

Ficou linda!!!! Parabéns! Boas Festas e tudo de bom, sao os meus votos para ti e a tua família! Beijocas

Anônimo disse...

Bia,

Um suoer Feliz Natal e que em 2008 Deus continue abençoando voce e sua familia como sempre. Até lá!

Abraços

Nora

Ana disse...

FELIZ NATAL Bia!!
Que voce e sua familia passem uma data muito alegre e que 2008 chegue trazendo muitas realizacoes!
Seu blog esta uma loucura de tantas coisas lindas e gostosas viu, parabens!!
Beijos!
Ana

Eli disse...

Bia estou com a Valentina você é a delicadeza em pessoa! Lindo!

Karla Maria disse...

Obrigada, Bia!
Que 2008 seja imensamente feliz,
Saúde, paz, sucesso, festa, comida gostosa e muito, muito amor.
Beijo

Karla Maria disse...

Bia que delícia e lindo tronco!
Também desejo que 2008 seja um ano imensamente feliz.
Saúde, paz e muito amor pra você e seus familiares.
Beijo

Ana Prazeres disse...

Bia, que lindão o seu tronco!!!
Beijoca enooooomre

Cris disse...

Bia, esta receita é de sonhos... eu fico olhando os bûches por aí, e ainda não fiz. Eu imagino que seja a maioria das casas aí têm um bûche na noite de natal. Fica mesmo muito lindo! Bjs e um ótimo 2008 para você, agradeço sua participação com muita classe no evento de Natal! Bjs!

Laurinha disse...

Que lindo!!!! E deve ter ficado super hiper delicioso!
Você é danada mesmo, hein!

Beijinhos e super feliz 2008, cheio de alegri, saúde, paz, amor e sucesso!

Romy Almeida disse...

Tenho um desafio no meu blog para si :-)

bjokas