Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Os pães de todo dia

Estas são as duas receitas de pão que eu faço com mais frequência aqui. Todas as duas são feitas na máquina de pão, o que me poupa tempo para fazer outras coisas, o detalhe é que faço pão todo dia, nunca compro pronto. Eu resisti muitos anos a comprar esta maquininha, ganhei este ano, e não me arrependi. O pão branco, que é para o marido e o filho, eu deixo programado para ficar pronto as 7 da manhã, e a bichinha fica na garagem o que evita de acordar todos com o barulho e o cheiro. O pão de grãos ( que é o meu pão do café da manhã que eu adoro, como purinho) eu tenho que fazer durante o dia, para poder acrescentar os grãos na hora certa.


Pão de Grãos
Para um pão de 750 g
300 ml de água
2 colheres de sopa de óleo de colza
2 colheres de sopa de mel
1,5 colheres de chá de sal
240 g de farinha de centeio
240 g de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento biológico seco
75 g de linhaça
25 g de sementes de girassol
15 g de sementes de papoula

Coloque todos os ingredientes na máquina na ordem preconizada pelo fabricante menos os grãos. Ligue no ciclo pão integral (ou oméga 3 se tiver este ciclo na sua máquina). Quando apitar acrescentar os grãos.

Pão de azeite
Para um pão de 650 g
280 ml de água
1,5 colher de chá de sal
2,5 colher de chá de açúcar
2,5 colheres de sopa de azeite
500 g de farinha de trigo
1,5 colher de chá de fermento biológico seco

Colocar os ingredientes na ordem do fabricante e ligar em ciclo francês ou normal.

43 comentários:

Anônimo disse...

Hummm que pães lindos!!!Adorei a receita do pão de azeite!

Beijo Duly

http://www.temperarte.blogger.com.br/index.html

Lua Limaverde disse...

Que pães lindos! Pão é minha paixão maior no que diz respeito a comida. Fico adiando a compra de uma máquina porque aqui a voltagem é 220v, o que limita a escolha de modelos. :) Bj!

Migas disse...

Desde que visito os blogues, achei que realmente, essa máquina deve fazer as delícias dos apreciadores de pão. Em Portugal, pão não pode faltar nas mesas...Gostava muito de poder ter uma máquina dessas aqui pois, é difícil encontrar pães com sementes e integrais por aqui. Para além de que, por vezes, encontro pão de forma integral mas é carregado de gordura! Eu escolhia o seu, Bia! Adoro esses pães escurinhos! :o)

Beijo

P.S. E a sua carta de condução? :o)

Elvira disse...

Imagino tostas e sanduíches deliciosos feitas com estes pães lindos! :-)

Beijos.

Isabel (pipoka) disse...

Eu ando louca para ter uma máquina de pão...vc agora ainda me deixou com mais vontade, sobretudo com este pão de grãos.

bjs

laila radice disse...

mas vc é muito chique mesmo!!!pães todos os dias e distintos! adorei!
me conta uma coisa Bia, vc tem alguma receita de pão de vinho???to doidinha pra faezr...pensei em trocar parte da água da sua receita por um tinto...mas fiquei com emdo de desbalancear....enfim se nao tiver arriscarei a substituição!
bjos

Laurinha disse...

Sempre fi pão na pedra da pia, adoro mexer com a massa. Mas tenho ficado tentada a ter uma máquina de pão. Outro dia ainda a Cinara me deu uma sugestão de fazer uma enquete, para saber qual máquina comprar......
Vou fazer!
E lindo o de grão hein, adorei!
Beijinhos,

Gourmandisebrasil disse...

Também prefiro fazer os meus pães...assim tenho certeza de que é saudável e não tem nenhuma porcaria nele! rs
Ainda não tive coragem de comprar uma máquina de pão (noto que quase todos os blogueiros que gostam de fazer pães a tem). Sei lá, acho que gosto de sovar na mão, sentir a textura da massa, pareço uma velha! rsrs
Não costumo fazer muitos pães brancos, tbm prefiro os com grãos ou integrais!

bjoca,
Nina.

Beatriz Belliard disse...

Migas, nao consegui :(, eles nao querem nem saber que eu ja tenho carta, me reprovaram pq nao viro o pescoço para traz o tempo todo para olhar angulo morto, absurdo, fiquei arrasada, dirijo ha mais de 20 anos na loucura do Rio sem um acidente ! Bom, obrigada por lembrar !
Meninas sobre a manquina de pao eu aconselho fortemente, eu tb gostava de amassar na mao, e ainda faço as vezes, mas a maquina é uma ajudante super eficaz !
Laila, vou pesquisar nos meus alfarrabios, acho que tenho sim,

Marizé disse...

Adorei, principalmente esse pão de sementes.

A minha maquina vai trabalhar, vai, vai!

Beijocas

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Bia, vc é chique demais, amiga.
Vc foi reprovada na prova de motorista daí, foi isso mesmo que entendi?
Vc morava no Rio, é carioca?
Nossa, ao invés de comentar estou fazendo um interrogatório, né? rsrs.
Belos pães!
Eu amo pão caseiro, como vc já deve ter notado...
Bjs

Beatriz Belliard disse...

Dani, pao caseiro é bom demais mesmo né, e respondendo as suas perguntitas é isto mesmo, fui reprovada na tal prova, sou carioca e morava na Barra antes de vir pra ca, tao tranquilo aqui ! beijocas

Fer Guimaraes Rosa disse...

Bia, eh tao facil... com maquina entao. eh uma vergonha eu ter maquina ha seculos e nao fazer pao em casa. quem sabe vendo os seus paes eu me anime. adorei o pao de azeite. beijao! :-)

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Estou sempre à procura de novos pães para fazer, adorei estes!
Beijinhos

® disse...

Bi!
Pedi uma maquininha igual a sua...(e uma lareira pra eu pendurar a meinha)..:]
Daí vou fazer pãezinhos apetitosos como os teus..hummm...pão de azeite eu a-m-o! :)
Beijinhos procê, tá?!

risonha disse...

já copiei as receitas, pois desde que ganhei a minha máquina também não lhe dou descanso.
o que me chateia é que nunca consigo encontrar sementes de papoila.

Silvia Arruda disse...

Seus pães ficaram lindos! Eu tenho certa dificuldade em fazer pães, não sei o que acontece!! Acho q vou ter q providenciar aquela máquina poderosa! hehe

Nani disse...

Nossa cada pão mais lindo que outro, parabéns!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Bia! Nao lembro de ja me apresentei..venho bastante por akih,mas semrpe fico quietinha:))

Bia, como voce, eu tb faco dois paes, o claro (pro meu filho/marido) e um integral, de graos, com nuts, pra mim e minha filha. Soh que eu faco uma vez por semana, no maximo duas, pois nao comemos tanto pao assim.

Mas estou escrevendo, pois eu tenho algumas receitas - que faco sempre de paes com graos - e vai tudo junto na maquina:)) Se voce quiser, me avisa, ta??:))

Abs

Bri

Anônimo disse...

PS: e eu type muito mal, qdo type rapido e nunca passo o spell check:))

Unknown disse...

Gostei muito da receita do pão de azeite. É uma das próximas a fazer na minha máquina...
beijinhos

Rosa disse...

Mmmmmmmmmmmmmm, delicioso. Dan ganas de hacerlo.
Un saludo

LARINHA! disse...

Biaaaaaaaaa
que pãzinho bem heim???
pedi pro papai noel uma maquininha de pão!!!
aí vou usar suas receitinhas!
obrigada pelos recadinhos carinhosos!!!beijo

Cris disse...

Bia, eu fico só imaginando o cheirinho do pão acordando vocês toda manhã, e agora que está mais frio deve ser uma delícia, muito acolhedor este post, a maneira que você descreveu a sua rotina matinal. Bjs!

Eli disse...

Os pães estão lindos!! E sua tabua é igualzinha a minha!! :)

Katia Mine disse...

Oi Bia,
Vendo esses pães tão lindos, fiquei morrendo de vontade de ter uma máquina.
Vou pedir uma agora para o papai noel.
Adorei!!
bjos

Lílian disse...

Bia você é muito prendada! Senti uma invejazinha boa dos seus dotes culinários. : )

Anônimo disse...

Eu adoro pão e tenho uma máquina também. Ultimamente uso-a mais para sovar outras massas, que depois asso no forno normal. Não que eu não goste do pão feito na máquina, mas normalmente fica seco muito rápido... Você tem alguma dica para eu contrariar isso? :)

Beijos *
witchie
http://caosnacozinha.wordpress.com

Cláudia disse...

Bia, eu adoro minha máquina de pão e faço sempre, quase só como os meus pães. Faço de todos os tipos, gosto de adaptar receitas ao tamanho da minha que faz de 600g e 900g. Ontem fui fazer um pão e quando liguei a máquina, ela não funcionou. Hoje mesmo já está na assistência técnica. Acabei fazendo o pão na mão, valeu a experiência, mas fiquei tristinha. pois adoro a minha máquina. Acho que ela até trabalha demais.

Desculpe-me, Bia, mais parece um post este comentário!

bjs

Beatriz Belliard disse...

Fer, bota esta maquina para trabalhar, rs !
Pimpona, vale a pena fazer, sao deliciosos !
Vinni, tomara que vc ganhe uma, eu recomendo !!
Risonha, quem sabe vc vai encontrar !
Silvia, entao a maquina de pao é perfeita para vc !
Nan, obrigada !
Brisa, quero sim a receita, prazer em te ver por aqui ! O meu pao branco dura 2 a 3 dias, e o outro 3 dias, quando nao faço um faço o outro, tem dias que a maquina fica de folga !
Goretti, é uma dleicia mesmo!
Rosa, gracias !
Larinha, papai noel vai te dar uma com certeza !
Cris, é uma delicia mesmo o cheirinho quando acordamos !
Eliana, eu adoro esta tabua, tenho de varios tamanhos !
Katia Mine, pede sim, é bom d+ !
Lilian, mas vc tb é !
Witchie, As vezes tb faço assim, quando quero uma outra forma de pao. O meu pao de maquina nao fica seco nao, mas nao faço nada de especial, ele resseca bem menos rapido do que a bisnaga que se compra por aqui. Ele dura 3 dias, e sem ficar ressecado, mais do que isto ele começa a endurecer.
Claudia, que nada, svc esta em casa aqui, pode escrever o que quiser ! Que pena a sua maquina ! Tomara que nao fique muito tempo no concerto !
bjs

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Adorei seus pães e eu que nunca tive interesse em ter essa máquina,fiquei pensando que seria uma boa,aliás uma ótima idéia.
Bjs
Nani

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Olá Bia!
Gostei muito de seus pães. Especialmente o de grãos, dá uma forcinha na digestão, não é?
Um beijo, sucesso!

Lídia Lopes disse...

Que pães deliciosos. Eu também prefiro o pão escuro.
Beijos

Anônimo disse...

Ei Bia!!
pães caseiros são os melhores, mas nunca me atrevi a fazê-los, qualquer dia desses vou tentar :)
te linkei láá na minha cozinha que vc visitou, o Coffee Coffee para que eu volte aqui sempre, ok??
e que legal! vc tá morando na França?
beijo!

Sylvia disse...

Que bom isso Bia, eu ainda reluto em comprar a maquininha, primeiro pela total falta de espaço em minha cozinha(sou uma compradora compulsiva de badulaques de cozinha) e segundo tenho medo de ficar entusiasmada nos primeiros meses e depois encosta-la junto a outra coisa.
Mas n verdade lendo o teu post me da vontade .
Pao quentinho e caseiro pela manha. Nao tem nada melhor.

Teresa disse...

uau!!! que blog bacana! mas suas receitas são demais pra mim, que tenho trilhado o caminho do light & prático.

Anônimo disse...

Oi Bia!! Mando a receita pra onde?? Akih ou seu email, caso voce queira editar?? Ontem mesmo eu fiz o pao Multigrain e ateh tirei fotos, se voce quiser:))

Abs e happy Monday:))

Bri

Beatriz Belliard disse...

oi Brisa, bv pode mandar para mail arroba lamourdanslassiette ponto com
obrigada boa segunda para vc tb, abs !

Joaninha disse...

Bia, eu sou como tu, ficava com o escurinho que é bem a minha cara. Já me tou a imaginar a comer uma fatia com doce de laranja, outra com doce de framboesa, outra com requeijão e por aí fora... quem me dera ter uma máquina. :)
Bjs

Anônimo disse...

Oi!
Adorei seu Blog!
Também tenho a máquina e faço pães semanalmente. Poderia fazer todos os dias, porque o público aqui de casa é fã de carteirinha!
Estive na serra gaúcha este mês e, claro, tinha pão de vinho no café da manhã. Uma delícia.
Desde então venho tentado fazer na máquina. A primeira vez quase ficou uma sola de sapato (muito pesada, mas uma delícia). Então tentei acrescentar um pouco mais de líquido. Não deu certo, tive que colocar mais trigo. Acabei de fazer uma nova tentativa e tá melhorando, mas ainda não é o pão que comi em Bento Gonçalves. Mas segue o que fiz até agora, quem sabe você concegue melhorar e me dá umas dicas.
1 1/4 copo vinho tinto com 1 ovo (colocar o ovo e completar com o vinho)
1 1/2 colher sopa de margarina
1 1/2 colher chá de sal
6 colheres sopa açucar
4 colheres de sopa de leite em pó
4 copos de trigo
2 colheres de chá de fermento
Na britânia é o ciclo de pão doce!

Bom, fico aguardando uma resposta sua!

Bj
Aline

Beatriz Belliard disse...

oi Aline, pena nao ter deixado seu email ! Vc ja tentou diminuir o açucar na receita ? Me escreve mail arroba lamourdanslassiette ponto com
Bjs

Unknown disse...

Olá Beatriz,
Estou encantada com o seu site. Parabéns!!!! É uma viagem maravilhosa que fazemos, tanto em lugares quanto na gastronomia. Obrigada.
Fiz as receitas dos seus pães de grãos e de azeite e realmente adorei, mas tenho que confessar que o meu de grãos ficou saboroso mas bem baixinho. sniff...sniff...
Mesmo assim obrigada pela receita e o carinho que põe em tudo o que vemos.
Beijinhos
Solange Guida

Beatriz Belliard disse...

obrigada Solguida ! Estes paes sao um sucesso aqui em casa ! Que pena que o de graos nao cresceu muito, o meu cresce bem, nao tanto quanto o de farinha branca mas cresce. bjs e volte sempre !