
Recebi convite da querida Georgia do Vida Prática para participar de uma ciranda a Sabores da minha terra iniciada pelo blog Um cantinho na cozinha, devendo preparar e postar uma receita típica da minha região. Eu sou do Rio de Janeiro, e não vejo uma receita que possa se dizer típica, temos a feijoada, que tem em várias regiões do Brasil, mudando um pouco os ingredientes em cada lugar, o que não seria muito fácil achar aqui. Escolhi então fazer uma receita da região onde eu moro, o Kig ha farz que é um cozido da Bretanha.
Kig ha farz significa carne e farz (de farinha de sarrasin), um prato de camponês, do tipo que é feito de manha, e ficava cozinhando o dia inteiro estando pronto quando chegavam do trabalho no campo. Preparado com carnes (porco ou boi ou os dois) e legumes, e o farz que é uma massa feita com farinha de sarrasin, e cozida no caldo. Este é um prato unico, pode-se servir primeiro o farz com o caldo e depois as carnes com os legumes, ou tudo ao mesmo tempo. Acompanha cidra, buttermilk ou vinho tinto. O resultado final parece com o nosso cozido. Gostei muito, não tinha feito ainda, e isto me deu a idéia de postar mais receitas da Bretanha. E o marido ficou todo contente quando chegou em casa e viu o que tinha para comer !
1/2 repolho pequeno
3 cenouras2 cebolas
1 ramo de aipo
350 g de carne de boi (músculo)
200 g de toucinho defumado
1 bouquet garni (louro e tomilho)
3 cravos da India
Farz:
100 g de farinha de sarrasin
1 ovo
1 colher de café de sal
100 ml de leite
100 ml de creme de leite fresco
As quantidades de legumes podem variar assim como os tipos, usa-se o que se tem na geladeira.
Descascar e lavar os legumes, cortar em pedaços grandes.
Colocar dentro de uma panela bem grande com a carne e o bouquet garni eo s cravos.
Cobrir com água, muita. Deixar ferver e retirar frequentemente a espuma que se forma nasuperfície. Acrescente sal e pimenta do reino.
Deixar ferver em fogo baixo por 2 horas.
Para o farz : Peneire a farinha coloque os ovos ligeiramente batidos e o sal no centro e misture. Esquente um pouco o leite com o creme de leite e junte à mistura anterior aos poucos, mexendo sempre até obter uma massa homogênea e quase líquida. Coloque porções desta massa dentro de saquinhos de chá ou pedaços de tecido e amarre bem. Junte os saquinhos ao caldo com legumes e carne e deixe cozinhar mais 1 hora. Junte então o toucinho defumado e cozinhe mais 1 hora. Arrume em pratos separados o caldo, os legumes com os farzs e as carnes.
PS: Procurando a tradução para sarrasin encontrei trigo mourisco, confesso que nunca vi no Brasil.
Convido a participar da ciranda as queridas Akemi e Eliana.
Colocar dentro de uma panela bem grande com a carne e o bouquet garni eo s cravos.
Cobrir com água, muita. Deixar ferver e retirar frequentemente a espuma que se forma nasuperfície. Acrescente sal e pimenta do reino.
Deixar ferver em fogo baixo por 2 horas.
Para o farz : Peneire a farinha coloque os ovos ligeiramente batidos e o sal no centro e misture. Esquente um pouco o leite com o creme de leite e junte à mistura anterior aos poucos, mexendo sempre até obter uma massa homogênea e quase líquida. Coloque porções desta massa dentro de saquinhos de chá ou pedaços de tecido e amarre bem. Junte os saquinhos ao caldo com legumes e carne e deixe cozinhar mais 1 hora. Junte então o toucinho defumado e cozinhe mais 1 hora. Arrume em pratos separados o caldo, os legumes com os farzs e as carnes.
PS: Procurando a tradução para sarrasin encontrei trigo mourisco, confesso que nunca vi no Brasil.
Convido a participar da ciranda as queridas Akemi e Eliana.

