Páginas

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Torta de Nozes


Esta receita eu ainda nao fiz este ano! Estou colocando aqui porque é esta que eu vou fazer para o Natal, alias nao tenho escolha, ela faz parte do Natal da minha familia ha pelo menos 25 anos, e sempre sou eu quem faz. Esta torta faz parte do natal de muitas familias no Brasil, pois volta e meia vejo algo parecido em revista quando é pedido para o entrevistado dar sua receita de familia. Nao me lembro de onde eu a peguei. A unica coisa que nao gosto é a cobertura, sempre tento fazer outro tipo (mas minha familia prefere esta dai mesmo). Acho que tentarei uma merengue italiana desta vez. Sempre faço com 2 semanas de antecedência, coloco para congelar, e quando esta bem congelado eu embalo com filme plastico. No dia pela manha eu tiro do congelador e faço a cobertura e decoraçao. A foto nao é la estas coisas, mas é a unica que eu tenho melhorzinha e da para ver meu tronco de natal também, este tronco eu nunca repito a receita, todo ano é diferente, e ainda nao me decidi para este ano.
Massa:
12 ovos
2 3/4 xicara de açucar (500 g)
500 g de nozes descascadas e moidas
5 colheres sopa de farinha de rosca
Recheio:
10 gemas
1 1/2 xicara de açucar (250 g)
1/2 xicara de agua
Cobertura:
2 claras
1/4 colher cha cremor tartaro
1/4 colher cha sal
1/4 xicara de açucar
3/4 xicara de Karo
1 1/4 colher cha baunilha
(pode-se trocar esta cobertura por um outro merengue ou chantilly)


Pré-aquecer o forno à 180°C.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha de rosca ou forrar com papel manteiga 3 formas redondas de 24 cm.
Bata as claras em neve e junte aos poucos o açucar, batendo bem. Acrescente as gemas, batendo sempre. Junte a farinha de rosca e as nozes, misturando delicadamente. Divida a massa entre as formas. Leve a assar por 40 minutos., ou até começar a soltar dos lados.
Recheio :
Misture o açucar e a agua numa panela. Leve ao fogo e deixe ferver sem mexer até obter uma calda grossa, cosistencia de mel, leva 4 minutos. Deixe esfriar. Junte as gemas passadas na peneira, misture bem. Leve ao fogo e cozinhe mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.
Retire a massa da forma e deixe esfriar 5 minutos. Desenforme uma das partes sobre um prato. Recheie com a metade do creme de ovos. Cubra com a outra parte da massa. Espalhe o restante do recheio. Cubra com a massa restante. Deixe a torta esfriar completamente.
Cobertura :
Bata as claras em neve. Junte o sal e o cremor tartaro. Acrescente aos poucos o açucar, sempre batendo, até obter um suspiro firme. Junte o Karo e a baunilha. Bata 7 minutos. A cobertura devera estar firme e brilhante. Cubra a torta com a cobertura. Polvilhe com nozes e decore.

Nenhum comentário: