Páginas

sábado, 2 de junho de 2007

Bobo de Camarao


Escolhi este prato para participar do evento Saveurs de nos terroirs, promovido pela Elvira no seu blog em francês. Nao é um prato tipico do Rio de Janeiro, mas sao sabores que estavam sempre presentes na mesa da familia.

1,5 kg de camarao com casca
800 g de mandioca
2 colheres de sopa de suco de limao
1 cebola bem picadinha
3 dentes de alho amassados
1 colher de cha de gengibre fresco picadinho
1 pimenta malagueta picadinha sem sementes
4 tomates sem pele e sem sementes picadinho
100 ml de leite de côco
2 colheres de sopa de azeite de dendê

Descascar os camaroes, reservar as cascas e cabeças.
Temperar os camaroes com o suco de limao e sal.
Laver bem as cascas e cabeças e levar ao fogo com 1 litro de agua.
Deixar ferver 30 minutos, depois disso passar o caldo pela peneira.
Descascara mandioca e cortar em pedaços nao muito grandes, e levar à cozinhar no caldo de camarao até que ela comece a desmanchar.
Passar pelo liquidificador, mandioca e caldo. Reserve.
Refogue a cebola, o alho, gengibre e a pimenta. Quando a cebola estiver transparente, junte os tomates e deixe cozinhar 10 minutos.
Junte o creme de mandioca e o leite de coco, e mexa sem parar.
Adicione o azeite de dendê e os camaroes e deixe cozinhar 5 minutos, sempre mexendo.
Sirva com arroz polvilhado de coco ralado dourado na frigideira.

7 comentários:

Cláudia A. disse...

Bia, amo este prato e o seu ficou encantador. Muito lindo o côco sobre o arroz. A textura do bobó também ficou incrível.

Anônimo disse...

Eu sempre fiz esse prato sem receita,agora vai ficar melhor com as medidas certas,e é muito saboroso.Até fiquei com água na boca !

Ana disse...

Bia, mas esta lindo esse seu bobo, menina deu agua na boca!!
Estou com uma mandioca aqui em casa q meu marido e meu filho querem q eu faca frita, mas confesso q se dependesse de mim agora eu fazia um bobo desse ai, igual ao seu!!
Ana

Natércia Ramalho disse...

Bia como sempre a sua receita é um primor um bjs...Natércia

Cris disse...

Amo bobó de camarão e camarão de todo jeito, fiquei com água na boca!

Valentina disse...

Bia, sou louca por bobo. Tenho feito uma receita da Karen para levar pro trabalho pois e bem pratica. mas ja fiz cozinhando a cabeca do camarao e todo o babado. agora vou fazer a tua.rss rssLinda apresentacao.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Bia, qualquer dia eu preciso tentar fazer um bobó, que eh uma receita que eu nunca fiz--e acho que comi somente uma vez. hmm, esse seu prato, com arroz, esta de fazer roncar o barrigao! :-) beijoo,