Páginas

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Mousse de Chocolate e Cointreau sobre Dacquoise de Amendoas


Faço esta mousse desde “pequenininha”, e ela sempre faz sucesso. Desta vez decidi mudar um pouco e coloquei uma base de dacquoise, para fazer um efeito crocante. O resultado ficou ótimo, uma delícia, meu filho que prefere iogurte e recusa sempre meus doces desta vez nao resistiu e ainda por cima repetiu !
  
Dacquoise:
100 g de claras (3 a 4 uds);
80 g de açúcar;
70 g de farinha de amêndoas;
10 g de amêndoas picadinhas;
40 g de açúcar de confeiteiro.
Para a mousse:
180 g de açúcar;
3 colheres de sopa de água;
4 gemas;
1 ovo inteiro;
180 ml de creme de leite batido em chantilly;
2 colheres de sopa de Cointreau ou outro licor de laranja.
90 g de chocolate à 70%, de ótima qualidade.
Dacquoise: Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar aos poucos, batendo sempre. Peneirar o açúcar de confeiteiro e misturar com a farinha de amêndoas e as amêndoas. Juntar às claras batidas misturando delicadamente. Colocar no saco de confeitar e fazer formas sobre uma placa forrada com papel manteiga. Assar à 170°C por 15 minutos até dourar.
Mousse: Misturar o açúcar e a água numa panela. Levar ao fogo e deixar levantar fervurar em fogo lento, mexendo sempre. Aumentar o fogo e deixar cozinhar sem mexer, até que a calda chegue ao ponto de fio. Enquanto o açucar cozinha, bata as gemas com o ovo até engrossar ligeiramente. Juntar a calda aos poucos, sem para de bater até que a misturar esteja fria e bem cremosa. Separe a mousse em 2 vasilhas. Numa acrescente o licor e leve à geladeira por 30 minutos pelo menos. Acrescentar o chocolate derretido e frio à outra mistura.
Montagem: Voce pode fazer este doce em copos de vidro, ou em aro individual ou grande, ou numa forma de abrir. Coloque no fundo a dacquoise e derrame por cima a mousse de chocolate. Leve ao congeladou por no mínimo 30 minutos. Depois deste tempo, derrame por cima a mousse com licor. Leve ao congelador por pelo menos 24 horas. No momento de servir, se for desenformar, passe uma faca quente dos lados da forma ou do aro para soltar a mousse. Decore com cacau em pó e lascas de amêndoas.

Nenhum comentário: