Páginas

sábado, 25 de novembro de 2006

Salmao e Abobora com Molho de Camaroes ao Curry


Escolhi este prato porque tenho muita abóbora em casa! Faço sempre este prato aqui em casa e todos adoram. Ele é prático porque posso fazer até a cocção da abobora de véspera e terminar no ultimo instante. É uma adaptação de uma receita de Nigella (Nigella Bites). Eu faço com curry em pó no lugar da pasta de curry. Ela usa citronela também, eu nunca coloco porque nunca tenho em casa. Todas as quantidades podem ser alteradas segundo o gosto de cada um. Como vegetal eu uso quase sempre haricot vert, acho que é vagem em português (?), mas pode ser petit pois, couve chinesa, etc.
1/2 xicara de leite de côco
1 colher de sopa cheia de curry
1/2 xicara de fumet de peixe
1 colher de sopa de nam pla ou molho de ostras
1 colher de cha de açúcar
1/2 colher de cha de curcuma
500 g de abóbora cortada em cubos
3 filets de salmão sem pele
10 camarões limpos
vegetal verde
suco de 1/2 limão
coentro
Coloque o curry na panela, aqueça e deixe liberar o aroma, adicione o leite de côco, misture bem. Adicione então o molho de ostra (ou o nam pla), o fumet de peixe, o açucar e a cúrcuma. Quando estiver fervendo adicione a abóbora, deixe cozinhar até que ela esteja macia. Junte os camarões e o salmão que pode ser cortado em cubos como a abóbora. Para uma melhor apresentação eu deixo em filets e coloco por cima da mistura de curry para não ter que “pescar” o peixe na panela depois. Não deixe cozinhar muito, mais ou menos 5 minutos. Junte o suco de limão e junte o vegetal escolhido ja cozido no fim, ou sirva a parte. Enfeite com coentro. Sirva com arroz basmati.

Nenhum comentário: