Páginas

sábado, 14 de outubro de 2006

Gateau au chocolat Belle Vue


Eu encontrei esta receita do famoso pâtissier Christophe Felder nas minhas andanças em blogs culinários franceses, encontrei em vários e as fotos me deram água na boca e me senti impelida a fazer a tal receita também, e não me arrependi tamanho sucesso ela fez. Esta torta não durou 30 minutos, aliás levei mais tempo fazendo do que o tempo de vida dela. E a receita é levíssima, não tem manteiga, e só 1 colher de farinha, então a gente come que nem sente...
4 ovos;
125 g de chocolate à 60%;
2 cs leite;
100 ml de creme de leite líquido;
1 cs de farinha de trigo;
50 g de amêndoas moídas (ou farinha de amêndoas);
125 g de açúcar.
Ligar o forno à 180°C. Separar as gemas das claras. Derreter o chocolate em banho-maria e juntar o creme e o leite. Misturar bem, ate que esteja bem liso. Juntar as gemas uma de cada vez, misturando bem após cada adição. Juntar a farinha e as amêndoas e misturar bem. Bater as claras em neve e juntar o açucar aos poucos. Juntar este suspiro delicadamente à mistura de chocolate. Untar e enfarinhar uma forma de 24 cm de diametro de abrir, melhor forrar o fundo e os lados com papel manteiga, isso vai facilitar na hora de desenformar. Levar ao forno por 30 minutos. Desenformar imediatamente e deixar esfriar sobre uma grade.

Um comentário:

Anônimo disse...

O bolo é simplesmente fantástico. Há tempos procurava uma receita cuja base fosse chocolate em barra, mas sem a manteiga.
Eu não tinha amêndoas e não quis arriscar com nozes moídas. Fiz com farinha de trigo e devo ter perdido muito em sabor e leveza. Mas, ainda assim. Uma maravilha.
Obrigada por compartilhar este achado. Já foi para o carderno de receitas.
Saudações
Paola