Páginas

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Macaron de Baunilha


Minhas queridas mãe e sobrinha partiram, mas não sem antes comer um macaron feito por mim ! Só fiz macaron no Cordon Bleu, jamais tinha tentado fazer em casa, no Brasil, devido ao clima. E como minha mãe adooora macaron, e temos que andar atrás de macaron por todo lugar que a gente passa por aqui, então prometi e resolvi tentar. Fiz quase no ultimo minuto do segundo tempo, ontem, antes delas pegarem o avião. Aliás, elas voltaram bem no dia que colocaram novas regras para bagagens de mão. Ela teve que abrir a mala para guardar la todos os chocolates que ela estava levando na sua malinha de bordo. Ē proibido voar com chocolate agora...Minha mãe, assim como ela vem carregada de feijão, carne seca, catupiry e outras cositas mais, ela volta carregada de chocolates e outras guloseimas. Voltando à vaca fria, quer dizer ao macaron...Fiz um recheio rápido, não segui a receita, inventei uma na hora e deu certo, só não sei se eles conservariam a consitência após um certo tempo porque eles foram todos comidos logo em seguida !
150 g de açúcar de confeiteiro; 90 g de farinha de amêndoas (bem fina, se possivel passar antes num mixer); 75 g de claras; 15 g de açúcar.
Recheio: 80 ml de leite; os grãos de meia baunilha ou 1 colher de café de essencia de baunilha;1 gema; 20 g de açúcar; 1 colher de cha rasa de farinha; 1 colher de cha rasa de maizena; 50 ml de creme de leite.
Macaron: Pré-aquecer o forno à 170°C. Bater as claras em neve, juntar o açúcar e bater mais. À parte peneire o açúcar de confeiteiro com a farinha de amêndoas. Junte esta mistura às claras batidas em neve e misture bem até que o merengue esteja liso e brilhante. Coloque num saco de confeitar e faça os macarons em papel manteiga ou “tapete” de silicone. Levar ao forno e abaixar a temperatura para 140° C. Deixar 15 minutos no forno. Os macarons devem estar macios por dentro e formar uma crosta brilhante por fora. Enquanto isso faça o creme de confeiteiro: Ferva o leite com um pouco do açucar e a baunilha. À parte misture o resto do açucar com a gema, acrescente a farinha e a maizena e misture bem. Junte o leite fervente pouco a pouco à mistura de gema, batendo bem com um batedor. Devolva tudo à panela e cozinhe mexendo sempre até engrossar em fogo baixo. Forre com papel filme um prato, coloque o creme sobre o filme e espalhe, cubra com o papel filme também, isto evitará de formar uma crosta. Leve imediatamente à geladeira para esfriar rapidamente. Quando ele estiver frio coloque numa tigela e acrescente o creme de leite, misture bem até ficar um creme liso. Quando os macarons estiverem asados, tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade com o papel ainda. Coloque um pouco de recheio no meio de um macaron e feche com outro. Pode-se colcoar uma frutinha como uma framboesa ou pedaços de frutas, entre os dois macarons também.
PS: Esqueci de dizer que usei claras que eu tinha no congelador. No Cordon Bleu aprendi que é melhor usar claras “velhas”, quer dizer claras que ja estão separadas dos ovos há algum tempo, 1, 2, 3 dias, e esperando na geladeira para serem utilizadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu blog, e estou louca pra experimentar Macaron. Apesar de fazer doces eu sou artesã, conheça meu site
http://photo.163.com/photos/merosmero/
meus trabalhos
http://photo.163.com/photos/merosmero/100872271/
Parabéns, seu blog é de dar água na boca.
Beijos