Páginas

sábado, 17 de março de 2007

Bolo de 3 leites


Encontrei varias versões deste bolo enquanto dava uma volta pela internet. Eu quiz fazê-lo porque só o nome já me dava água na boca, bolo de 3 leites. Adoro leite, a cor do leite eu acho linda ! Quando comecei a fazer a receita (eu misturei várias versões), achei que não ia dar certo, aliás, eu só fiquei convencida mesmo quando coloque a primeira garfada na boca. Adorei a textura, ele fica bem molhado, é claro, sem se desmanchar. Me lembrou os bolos de casamento , os bons bolos, do Brasil. Na hora de acrescentar as claras em neve, a massa estava tão firme que pensei que seria impossível juntar as claras sem fazer elas “cairem”. Mas fui devagar e acabei conseguindo. A massa tem que ser bem firme mesmo, para poder absorver todo o leite depois !

Bolo 3 leites
6 gemas
200 g de açúcar
200 g de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento
6 claras batidas em neve

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite evaporado
a mesma medida de creme de leite
(melhor em lata, eu fiz com fresco porque era o que eu tinha)

3 claras
150 g de açúcar
30 ml de agua



Bater as gemas com o açúcar até que a mistura clareie e fique cremosa.Junte farinha peneirada com o fermento. Juntar as claras em neve, primeiro 1/3 para abrandar a mistura, depois adicione o restante e misture delicadamente. Colocar em forma de 26 cm de diametro untada e forrada no fundo com papel. Levar ao forno pré-aquecido à 175° C, pour 35 a 40 minutos, ou até que enfiando um palito este saia seco. Enquanto isto misture os 3 leites e reserve na geladeira.
Ao tirar o bolo do forno, faça furos em toda a sua superficie. Coloque o molho sobre o bolo ainda na forma, va juntando aos poucos para dar tempo de absorver tudo. Parece que nao vai dar, que é muito mas dá. Eu parei antes, e quando abri o bolo vi que ainda dava. Desenforme o bolo sobre um prato depois de esfriar.
Prepare a cobertura: Bata as claras em neve, e enquanto isso prepare a calda, misture o açúcar com a água e leve ao fogo até a temperatura de 105°C. Va juntando a calda às claras sem parar de bater até esfriar completamente. Espalhar sobre o bolo logo depois.

5 comentários:

Jo disse...

Nossa fiquei babando nesse bolo 3 leites, mas a pergunta é: o que é leite evaporado??? Só preciso saber isso para fazer, please me diga!!!Muito obrigada ...deliciosas as receitas!!!

Anônimo disse...

O que é leite evaporado?
Patrícia Arnold, 26/08/2005

Resposta

Prezada Patrícia,
O leite evaporado é um leite do qual foi retirada parte da água nele contida, resultando em um leite mais concentrado. É muito utilizado em receitas diet e light, em que o leite condensado (leite evaporado e com adição de açúcar) não pode ser usado. Apesar do leite evaporado não possuir açúcar, deve-se observar que possui alta concentração de lactose e, portanto, deve ser consumido com moderação por diabéticos.
Um abraço,
Gabriela Martinoli
Escola Wilma Kövesi de Cozinha

Beatriz Belliard disse...

Patricia, obrigada por colocar a resposta aqui !
Jo, so hj estou vendo, mil desculpas, mas este post era do blog antigo, a pagina esta aqui com o post original: http://web.mac.com/beatrizbelliard/Lamourdanslassiete/Blog-recettes/Entr%C3%A9es/2007/2/17_A_receita_do_bolo_-La_recette_du_g%C3%A2teau.html

Beatriz Belliard disse...

http://web.mac.com/beatrizbelliard/Lamourdanslassiete/Blog-recettes/Entrées/2007/2/17_A_receita_do_bolo_-La_recette_du_gâteau.html

Cláudia Lima disse...

Esse bolo deve ficar tudo de bom...
Vou tentar fazer...
Beijoka

Cláu