Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2007

Torta de Chocolate e Mousse de Castanha de Caju


Uma sobremesa por demais calórica, eu sei, mas terrivelmente deliciosa, tem que se saborear bem cada colherada. Eu encontrei esta receita no blog canadense de Isa do Les Gourmandises d’Isa e pretendia fazê-la no Natal, mas não encontrei no Rio a manteiga de castanha de caju. E esta semana eu ofereci um almoço e servi esta torta como sobremesa e fez sucesso ! A receita original esta aqui.

Para a base:
170 g de chocolate meio amargo de otima qualidade
1 xícara de manteiga em pedaços
8 gemas
1 1/2 xicara de açucar
1 xícara de castanhas de caju, não salgadas, moídas
5 claras
castanhas de caju inteiras para decoração
Mousse de castanhas de caju:
1 xícara de puré (manteiga) de castanhas de caju
1 e 1/2 xícara (375 ml) de creme de leite fresco
1/3 de xicara de açúcar
1 colher de café de extrato de baunilha
Ganache:
2/3 de xícara de creme de leite fresco (160 ml)
200 g de chocolate meio amargo
Pré-aquecer o forno à 180°C. Forrar o fundo de uma forma desmontável de 23 cm de daimetro com papel manteiga. Untar os lados com manteiga. Reservar.
Derreter o chcolate com a manteiga em fgo baixo, mexendo sempre. Tirar do fogo eimediatamente qaundo o chocolate estiver derretido e deixar amornar. Reservar.
Bater os ovos com 1 e 1/4 de xícara do açúcar até que a mistura esteja esbranquiçada e densa. Continue a bater e incorpore a mistura de chocolate derretido em 2 vezes batendo sempre. Juntar as castanhas de caju moídas e misturar. Reserve. Bata as claras em neve nao muito firme. Junte entao o restante do açucar aos poucos e continue a bater até que se formem picos firmes mas nao secos. Juntar este merengue à preparaçao de chocolate anterior delicadamente em 3 vezes. Colocr na forma preparada e levar ao forno. Assar 45 à 50 minutos, até que se forme uma crosta e que ao enfiar um palito este saia com uma massa um pouco umida. Tire a torta do forno e passe uma faca em torno para descolar a torta. Deixe esfriar completamente, (ele vai afundar). Tire entao o aro, lave e depois unte com manteiga e forre com papel manteiga. Apare as bordas da torta. Colocar de volta o aro. Reservar.
Faça a mousse: Aquecer um pouco o puré de castanhas (pode ser feito no micro ondas, 45 segundos). Reservar.
Bater o creme de leite em chantilly com o açucar e a baunilha. Juntar 1/3 do chantilly ao purê. Misturar delicadamente e depois juntar o restante, sempre misturando delicadamente.
Cobrir a torta com esta mousse. Cobrir com filme alimentar e levar ao congelador. Até ai esta sobremesa pode ser feita com 2 semanas de antecedência.
Ganache: Esquentar o creme de leite, e logo que começar a ferver juntar o chocolate ralado, misturar bem, fora do fogo. Deixar esfriar (nao muito) antes de empregar.
Retirar do congelador 2 horas antes de servir. Tiar o filme, o aro e colocar no prato de servir. Espalhar a ganache por cima e enfeitar com as castanhas de caju.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo extremo bom gosto, pois são receitas como estas, que valem a pena ser executadas e apreciadas!

Beatriz Belliard disse...

Alberio, muito obrigada, esta receita é realmente deliciosa, estou até fazendo para este Natal !

camila.egidio disse...

Olá Beatriz,

eu AMEI esta receita! Fiz para o pessoal do trabalho aqui em San Francisco (EUA) no aniversário de uma colega e ficou uma delícia. Queria alguma coisa com chocolate e castanha de cajú para dar um charme brasileiro e todos aprovaram.
Só fiz uma modificação (não intencional! ;) : como não tinha tempo de esperar o creme branco endurecer para jogar o de chocolate por cima, acabei colocando assim mesmo o creme de chocolate. Ele acabou ficando embaixo do creme branco, mas até que todo mundo gostou e nem percebeu o erro! Ainda bem.

Outra coisa, adicionei rum ao creme de chocolate para cortar um pouco o doce.

A única coisa que achei é que a base da torta ficou meio massuda e seca. Será que eu assei ela demais? A intenção é deixar ela meio "crua" como se faz o petit gateau e então na geladeira ela fica cremosa?

Muito obrigada por compartilhar a receita, eu adorei o seu blog e está me inspirando para criar um!

Abraço,

Camila.

Beatriz Belliard disse...

Ola Camila ! Obrigada pelos comentarios à receita ! Esta torta é mesmo uma delicia, eu tb faço sempre aqui, e pensando tb no toque brasileiro da castanha de caju ! A minha base nao fica seca, ela fica bem aerada, talvez ela tenha assado mais do que preciso. ou a temperatura do forno estava alta. Se acontece de novo vc pode molhar a massa com um sirop, ou mesmo o rum, deve ficar bom nao ? abs e volte sempre !