![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjakHphLGrF__KpDjnsnyAJMDHIG4Ei8fSgHdAqfrwVXUnep4C75CUkSxLi9Wu8TKynA67yW0eRd-RVRGwmn6uXhkttRd3vJtqDS69911A3o09xKT9227C9AIHPIC-RkPLaxgdSunHeWW0/s400/profondeur5.jpg)
Uma sobremesa por demais calórica, eu sei, mas terrivelmente deliciosa, tem que se saborear bem cada colherada. Eu encontrei esta receita no blog canadense de Isa do Les Gourmandises d’Isa e pretendia fazê-la no Natal, mas não encontrei no Rio a manteiga de castanha de caju. E esta semana eu ofereci um almoço e servi esta torta como sobremesa e fez sucesso ! A receita original esta aqui.
Para a base:
170 g de chocolate meio amargo de otima qualidade
1 xícara de manteiga em pedaços
8 gemas
1 1/2 xicara de açucar
1 xícara de castanhas de caju, não salgadas, moídas
5 claras
castanhas de caju inteiras para decoração
Mousse de castanhas de caju:
1 xícara de puré (manteiga) de castanhas de caju
1 e 1/2 xícara (375 ml) de creme de leite fresco
1/3 de xicara de açúcar
1 colher de café de extrato de baunilha
Ganache:
2/3 de xícara de creme de leite fresco (160 ml)
200 g de chocolate meio amargo
Pré-aquecer o forno à 180°C. Forrar o fundo de uma forma desmontável de 23 cm de daimetro com papel manteiga. Untar os lados com manteiga. Reservar.
Derreter o chcolate com a manteiga em fgo baixo, mexendo sempre. Tirar do fogo eimediatamente qaundo o chocolate estiver derretido e deixar amornar. Reservar.
Bater os ovos com 1 e 1/4 de xícara do açúcar até que a mistura esteja esbranquiçada e densa. Continue a bater e incorpore a mistura de chocolate derretido em 2 vezes batendo sempre. Juntar as castanhas de caju moídas e misturar. Reserve. Bata as claras em neve nao muito firme. Junte entao o restante do açucar aos poucos e continue a bater até que se formem picos firmes mas nao secos. Juntar este merengue à preparaçao de chocolate anterior delicadamente em 3 vezes. Colocr na forma preparada e levar ao forno. Assar 45 à 50 minutos, até que se forme uma crosta e que ao enfiar um palito este saia com uma massa um pouco umida. Tire a torta do forno e passe uma faca em torno para descolar a torta. Deixe esfriar completamente, (ele vai afundar). Tire entao o aro, lave e depois unte com manteiga e forre com papel manteiga. Apare as bordas da torta. Colocar de volta o aro. Reservar.
Faça a mousse: Aquecer um pouco o puré de castanhas (pode ser feito no micro ondas, 45 segundos). Reservar.
Bater o creme de leite em chantilly com o açucar e a baunilha. Juntar 1/3 do chantilly ao purê. Misturar delicadamente e depois juntar o restante, sempre misturando delicadamente.
Cobrir a torta com esta mousse. Cobrir com filme alimentar e levar ao congelador. Até ai esta sobremesa pode ser feita com 2 semanas de antecedência.
Ganache: Esquentar o creme de leite, e logo que começar a ferver juntar o chocolate ralado, misturar bem, fora do fogo. Deixar esfriar (nao muito) antes de empregar.
Retirar do congelador 2 horas antes de servir. Tiar o filme, o aro e colocar no prato de servir. Espalhar a ganache por cima e enfeitar com as castanhas de caju.
4 comentários:
Parabéns pelo extremo bom gosto, pois são receitas como estas, que valem a pena ser executadas e apreciadas!
Alberio, muito obrigada, esta receita é realmente deliciosa, estou até fazendo para este Natal !
Olá Beatriz,
eu AMEI esta receita! Fiz para o pessoal do trabalho aqui em San Francisco (EUA) no aniversário de uma colega e ficou uma delícia. Queria alguma coisa com chocolate e castanha de cajú para dar um charme brasileiro e todos aprovaram.
Só fiz uma modificação (não intencional! ;) : como não tinha tempo de esperar o creme branco endurecer para jogar o de chocolate por cima, acabei colocando assim mesmo o creme de chocolate. Ele acabou ficando embaixo do creme branco, mas até que todo mundo gostou e nem percebeu o erro! Ainda bem.
Outra coisa, adicionei rum ao creme de chocolate para cortar um pouco o doce.
A única coisa que achei é que a base da torta ficou meio massuda e seca. Será que eu assei ela demais? A intenção é deixar ela meio "crua" como se faz o petit gateau e então na geladeira ela fica cremosa?
Muito obrigada por compartilhar a receita, eu adorei o seu blog e está me inspirando para criar um!
Abraço,
Camila.
Ola Camila ! Obrigada pelos comentarios à receita ! Esta torta é mesmo uma delicia, eu tb faço sempre aqui, e pensando tb no toque brasileiro da castanha de caju ! A minha base nao fica seca, ela fica bem aerada, talvez ela tenha assado mais do que preciso. ou a temperatura do forno estava alta. Se acontece de novo vc pode molhar a massa com um sirop, ou mesmo o rum, deve ficar bom nao ? abs e volte sempre !
Postar um comentário