Páginas

domingo, 18 de março de 2007

Quadradinhos recheados de doce de tamaras e maça


Esta receita de um pequeno livro com ótimas receitas (Carrés gourmands) de pequenas doçuras para comer no lanche com uma taça de chá, café ou chocolate.



185 g de farinha de trigo
200 g de farinha de trigo integral (eu usei um mistura de trigo e trigo integral)
200 g de manteiga em pedaços
110 g de açucar (usei açucar amarelo organico)
1 ovo ligeiramente batido
1 colher de sopa de agua
1 colher de sopa de leite para pincelar

1 maçã média (usei 2 pequenas) fatiada
225 g de tâmaras secas sem caroço picadas (usei 200 g)
125 ml de agua

Peneirar as farinhas numa grande saladeira. Juntar a manteiga e o açucar. Usar a ponta dos dedos para fazer uma farofa. Junte o ovo e a água. Trabalhe a massa sobre uma superficie polvilhada com farinha até que a massa fique lisa, se precisar junte água (voce pode preparar a massa no mixer sem deixar trabalhar muito). Cubra com filme plastico ou pano de prato e deixar descansar 30 minutos na geladeira.
Prepare um tabuleiro retangular 30x22 cm untando com manteiga e forrando com papel manteiga maior que a forma, isto facilita a retirada depois.
Prepare o doce de tâmaras: Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe cozinhar 5 minutos. Coloque num processador para homogeinizar se quiser.
Separe a massa em 2 porções, abra em um retangulo e coloque no fundo da forma, espalhe o recheio ja frio. Abra a outra metade da massa do mesmo tamanho e coloque sobre o recheio. Pincele com leite e leve ao forno pré-aquecido à 180° por 30 minutos. Polvilhe com um pouco de açúcar. Corte os quadradinhos ainda quente e deixe esfriar completamente na forma.

Nenhum comentário: