
Como muitos me pediram voilà como eu fiz meu tronco este ano (a foto é do ano passado, quando ele estiver prontinho eu coloco a foto !).
Um tronco pode ser feito com um simples rocambole, recheado com um creme, um brigadeiro, uma geleia, ou doce de leite, da-se a forma de um tronco, cobre-se e pronto ele fica lindo só assim. E é assim que eu fiz durante anos, mas eu gosto de complicar, como diz a minha mãe, e confesso que sim, sempre fui assim desde pequena, ela reclamava que eu escolhia a mais dificil receita e com ingredientes impossiveis de achar, o que era um problema para ela que era a incubida da tarefa das compras, ja que eu era uma criancinha. Mas quando aprendi a arte de complicar mais ainda os doces a coisa piorou, mudei a minha bûche, e todo ano eu faço diferente, não sigo receita, o que me permite de mudar sempre, assim ninguem vai me dizer que quer a mesma do ano passado, pois eu não sei como fiz o ano passado, rs ! Então aqui especialmente para vocês, revelarei a receita deste ano. Na verdade é mais um ponto de partida para idéias, e é isso que eu gosto na bûche.
Eu forro uma forma de bûche com papel manteiga, bastante de forma que se possa embalar completamente a bûche.
Eu faço um biscuit joconde, quando ele esta assado, corto em tiras e forro o fundo e lados da forma de bûche com estas tiras.
Coloco até a metade uma ganache com chocolate a 70%, levo ao congelador, quando estiver firme eu coloco no meio o cilindro de chocolate ao leite e gianduia. E cubra com o restante de ganache, e como o meu faltou ganache noir, completei com ganache branca. Cobri com o resto de tiras de biscuit. fechei bem com o papel, embalei cim filme plastico e levei ao congelador.
No dia cubro com ganache de chocolate ao leite, faço o desenho dos sulcos do tronco com garfo, espalho casca de limao ralado, enfeito com cogumelos de merengue et voilà, espero que fique gostoso !
Biscuit joconda120 g de açucar de confeiteiro
140 g de farinha de amêndoas
40 g de farinha
4 ovos
30 g de manteiga derretida
4 claras batidas em neve merengadas com 40 g de açucar
Peneirar a farinha com o açucar de confeiteiro, juntar a farinha de amêndoas, na tigela da batedeira misturar, juntar os ovos, bater.
Fora da batedeira juntar a manteiga derretida, misture e depois junte as claras, misturando delicadamente. Coloque em uma placa forrada com papel manteiga (60 x 40 cm), e leve ao forno pré-aquecido 200° c até que comece a dourar, mais ou menos 10 - 15 minutos.
Tire do forno, corte as tiras, solte do papel e empregue imediatamente.
Cilindro de gianduia
250 g de chocolate ao leite
15 g de gianduia ou nutella
Derreter em banho-maria o chocolate.
Juntar a gianduia e misturar bem.
Esperar esfriar para derramar no papel manteiga e enrolar formando um cilindro.
Feche bem e reserve na geladeira para endurecer.
Ganache chocolate 70%250 g de chocolate de otima qualidade à70%
250 g de creme de leite fresco
Picar bem o chocolate.
Ferver 125 g do creme de leite e juntar o chocolate picado. Misture bem até que todo o chocolate esteja derretido (fora do fogo). Reserve para esfriar um pouco.
Bater em chantilly o restante do creme de leite, e juntar à primeira preparaçao mexendo delicadamente.
Ganache chocolate branco150 g de chocolate branco
150 g de creme de leite fresco
Ferver a metade do creme de leite, juntar o chocolate picado, reservar para esfriar.
Bater em chantilly o restante do creme e juntar à ganache, mexendo delicadamente.
Ganache ao leite
200 g de chocolate ao leite
150 g de creme de leite fresco
Levar ao fogo o creme, quando começar a ferver, junte o chocolate picado, mexendo bem para derreter. Espere esfriar antes de usar para cobrir a bûche.
FELIZ NATAL !!!